Connect with us

Hi, what are you looking for?

18/04/2024

Economia

SAÚDE FINANCEIRA MT é o 5º do país com empresas em ações de recuperação judicial

Foto reprodução

De acordo com dados do Monitor RGF de Recuperação Judicial no Brasil, uma plataforma que reúne dados sobre a saúde dos setores da economia brasileira a partir da quantidade de companhias em Recuperação Judicial – desenvolvido pela consultoria RGF & Associados –, Mato Grosso fechou o 3º trimestre de 2023 na quinta posição nacional em número de empresas em Recuperação Judicial.

O Estado fechou com 156 empresas, conforme o Índice de Recuperação Judicial (IRJ-RGF).

O Monitor levanta dados trimestrais e possibilita a apresentação do Índice de Recuperação Judicial (IRJ-RGF), que indica a quantidade de companhias em Recuperação Judicial a cada mil empresas, com visões por região, estado e setor.

Para chegar a esses dados, o Monitor RGF avaliou mais de 2,1 milhões de empresas, que são as matrizes de empresas ativas de pequeno, médio e grande portes.

O Monitor revela que o estado tem o índice de 2,99, bem acima da média nacional do período em 1,79.

Goiás exibe o maior indicar nacional do período: 5,17.

Mato Grosso vem na segunda posição regional, seguido pelo Distrito Federal, 1,18 e Mato Grosso do Sul, 1,04.

Ainda em relação a Mato Grosso, o ramo de atividade das empresas em processo de Recuperação Judicial, na maior parte dos casos, é da cadeia do agronegócio.

Somente considerando o 3º trimestre, das 156 empresas listadas, 35 têm como atividade o cultivo da soja.

Outras seis, à criação de bovinos, criação de bovinos de corte com quatro empresas, frigoríficos com mais quatro empresas, relacionadas ao couro outras duas, comércio de defensivos são duas e do algodão, mais uma.

O Índice RGF de Recuperação Judicial (IRJ-RGF) nacional se manteve estável, ou seja, a proporção de empresas em Recuperação Judicial (RJ) em relação ao total de empresas ativas não teve variação significativa, saindo de 1,80 empresas a cada mil no 2º trimestre para 1,79 no 3º trimestre de 2023.

A quantidade total de empresas em Recuperação Judicial no país aumentou em 49, saindo de 3.823 para 3.872, enquanto a base total de empresas cadastradas aumentou em aproximadamente 40 mil, saindo de 2,12 milhões para 2,16 milhões.

O Estado do Rio Grande do Sul sofreu o maior aumento do número de empresas em Recuperação Judicial, saindo de 262 no 2º trimestre e subindo para 288 no último período.

BRASIL – Das empresas que saíram do processo de Recuperação Judicial, ao longo do 3º trimestre deste ano, 54% retornaram a operar sem a supervisão judicial, uma vez que estavam cumprindo o plano satisfatoriamente.

O mesmo levantamento apontou que das demais empresas que saíram do processo,27% tiveram seu registro baixado/encerrado e 13% apontadas como falidas.

“Até hoje, o mercado não dispunha informações sobre o paradeiro das empresas depois da Recuperação Judicial e o Monitor RGF preenche essa lacuna. A partir de agora os quatro resultados anuais do Monitor trarão esse panorama dividido em três grupos: Retorno da operação, Inatividade da empresa e Falência”, conta Rodrigo Gallegos, sócio da RGF, especialista em reestruturação e recuperação judicial.

Mariana Peres

Diário de Cuiabá

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Política

O governador Mauro Mendes disse, nesta terça-feira (16), em entrevista coletiva, durante a abertura da Norte Show em Sinop, que terá, esta semana, uma...

Geral

Supervisor de logística, atendente de telemarketing e operador de empilhadeira são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego...

Geral

Um avião agrícola caiu, na tarde  desta sexta=feira (12) ,após o motor parar de funcionar na fazenda Estrela do Sangue, na Comunidade Água da...

Polícia

As investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, no âmbito da Operação Apito Final, apontaram que os advogados Jonas...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação