O Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental juntamente com apoio de policiais da Cavalaria e Esfap, realizou fiscalização ambiental em alertas de desflorestamento via satélite e disponibilizados pela SEMA, durante a execução da operação “Guardiões do Bioma”, visando fortalecer as ações no combate ao desmatamento ilegal na região do bioma amazônico, esteve nos municípios de União do Sul e Marcelandia-MT.
Na operação foram aplicados R$ R$ 28.367.015,80 (vinte e oito milhões trezentos e sessenta e sete mil, quinze reais e oitenta centavos) em multas.
Durante as inspeções as áreas degradadas ilegalmente, foram constatadas extrações irregulares de madeira com uso de motosserra e tratores, bem como, localizadas armas de fogo e munições.
Sendo que em uma área fiscalizada no município de Marcelandia-MT constatou a execução de pesquisa de extração de minérios (garimpo) sem licenciamento ambiental, onde as áreas degradadas ilegalmente foram embargadas.
Os maquinários que não tiveram condições de serem retirados dos locais de exploração ilegal foram destruídos/inutilizados, a medida foi imprescindível para desmotivar a continuidade da atividade ilegal.
Os equipamentos com condições de serem retirados foram apreendidos e tomadas as medidas administrativas e criminais necessárias.
Ao todo foram apreendidos dois tratores pneumáticos com Lâmina e periquito (equipamento de arrastar tora de madeira), duas espingardas calibre 28, 11 munições calibre 28 e quatro motosserras.