A Secretaria de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT), em operação de fiscalização no município de Nova Maringá (a 367 km de Cuiabá), realizou o flagrante de uma exploração ilegal de madeira na região de floresta Amazônica, na segunda-feira (23.10). As toras estavam na iminência de serem transportadas quando a ação dos agentes de meio ambiente ocorreu.

Com a fiscalização foram apreendidos 55 m³ de madeira extraída ilegalmente. O crime ambiental foi descoberto pela Diretoria de Unidade Desconcentrada (DUD) da Sema-MT de Tangará da Serra, com o apoio do Núcleo de Polícia Militar de Proteção Ambiental de Barra do Bugres, em mais uma etapa da Operação Amazônia.

“A fiscalização ostensiva do órgão ambiental possibilitou que o crime fosse cessado. Ela é resultado do monitoramento da cobertura vegetal do Estado realizado por imagens de satélites”, disse a diretora da DUD/Sema-MT de Tangará da Serra, Letícia Freitas, ao acrescentar que, no momento da ação, os responsáveis pela exploração ilegal empreenderam fuga, porém a área foi embargada.

Toda a madeira ilegal apreendida, por se tratar de produto perecível, foi doada à Prefeitura Municipal de Nova Maringá.

Canal de denúncia

A Sema-MT atende denúncias da população contra crimes ambientais e pescas predatórias pela Ouvidoria, no telefone 0800 065 3838, pelo e-mail [email protected], pelo WhatsApp (65) 98153-0255 e em suas Unidades Regionais.

Quem se deparar com algum crime ambiental também pode denunciar por meio do contato da Polícia Militar 190.