A Secretaria Municipal de Saúde informa que a campanha de vacinação contra a gripe inicia na próxima segunda-feira (01), e que neste ano os trabalhos foram antecipados pelo Ministério da Saúde de forma estratégica para atender às particularidades climáticas de cada região. A vacina que será aplicada é trivalente, ou seja, protege contra os três principais vírus em circulação, iniciando a imunização pelos grupos prioritários.
“Essa medida adotada pelo Ministério da Saúde é para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação, ou seja, os grupos prioritários antes do inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias”, explicou o coordenador de imunização João Gustavo Breganó.
Em Sinop, a estimativa é imunizar mais de 45 mil pessoas que fazem parte do público alvo da campanha. Até o momento o município recebeu 10.200 doses da vacina. “É extremamente importante que as pessoas contempladas participem, pois a vacina salva vidas e é a melhor estratégia de prevenção contra a influenza. O imunizante possui capacidade de promover imunidade durante o período de maior circulação dos vírus, e com isso reduz os casos graves da doença, as internações e o número de morte”, enfatizou o coordenador de imunização.
O dia D de vacinação contra gripe e multivacinação será no dia 13 de abril, onde todas as salas de vacinas estarão abertas. A SMS reforça que o município tem ofertado aos sábados sete pontos de vacinação (UBS”s: Maria Vindilina II, Primaveras, Sebastião de Matos, São Francisco e Boa Esperança, e os CIA’s Jacarandás e André Maggi) com atendimento das 7h30 às 16h30, para proporcionar a população um horário diferenciado e com isso aumentar a cobertura vacinal, porém é necessário a participação de todos.
Quem pode se vacinar:
-
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
-
Trabalhador da Saúde;
-
Gestantes;
-
Puérperas;
-
Professores do ensino básico e superior;
-
Povos indígenas;
-
Idosos com 60 anos ou mais de idade;
-
Pessoas em Situação de Rua;
-
Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;
-
Profissionais das Forças Armadas;
-
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;
-
Pessoas com deficiência permanente;
-
Caminhoneiros;
-
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
-
Trabalhadores Portuários;
-
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.
Crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias.