Connect with us

Hi, what are you looking for?

27/04/2024

Saúde

ALERTA E MOBILIZAÇÃO MT ultrapassa mais de 300 casos de dengue por 100 mil habitantes

Na semana em que o Brasil bate recorde do maior número de contaminações pela dengue em um ano, Mato Grosso ultrapassa a marca de 12 mil casos prováveis (excluindo-se os descartados) da doença, tem sete mortes confirmadas e outras sete em investigação.

Na segunda-feira (18), o país registrou 1.889.206 casos nas primeiras 11 semanas deste ano.

No mesmo dia, o Estado atingiu exatas 12.059 notificações de dengue, o que corresponde a um coeficiente de incidência de 329,5 casos por 100 mil habitantes, de acordo com painel de arboviroses do Ministério da Saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera epidemia quando essa taxa é superior a 300/100 mil.

O balanço do Ministério da Saúde ainda para a ocorrência da chikungunya, com um óbito e 3.471 registros da infecção no Estado, o que corresponde a uma taxa de 94,9 ocorrências por de 100 mil pessoas e deixa o território mato-grossense na categorização vermelha para a enfermidade.

Quanto a zika, não há registro de casos prováveis, segundo o boletim.

Diante do cenário, Mato Grosso deu início à campanha de conscientização da população contra o mosquito Aedes aegypti, que transmite as três arboviroses.

A mobilização faz parte da “Semana D” contra a dengue, segundo a Secretaria de Estado de Saúde, e tem o objetivo de unir forças e construir uma força-tarefa para reduzir o risco de uma epidemia em Mato Grosso.

Segundo a secretaria, as ações de conscientização começaram pelas escolas, com o objetivo de integrar a comunidade estudantil e destacar a urgência em combater o mosquito.

“A ‘Semana D’ é uma ação realizada em regime de colaboração com os 142 municípios do Estado que buscam o mesmo objetivo, como as atuações adequadas e oportunas para o enfrentamento dos casos de dengue em Mato Grosso”, disse a superintendente de Vigilância em Saúde, Alessandra Moraes.

Conforme ela, essas ações “se estendem à conscientização coletiva e abrangem do jovem estudante em sala de aula até os seus avós em casa, aumentando o núcleo de atuação no combate à dengue”.

Alessandra Moraes destacou ainda a importância do primeiro Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa/LIA) de 2024 na campanha, que aponta 59 municípios mato-grossenses em situação de alerta de infestação do vetor transmissor.

Ela explicou que essa é uma ferramenta que o gestor municipal pode utilizar para todas as medidas necessárias, principalmente, no acompanhamento dos números de dengue no Estado.

“Com isso, podemos ampliar as medidas de prevenção e controle dentro dos municípios”, disse.

Em todo país, além dos mais de 1,88 milhões de casos prováveis, ocorreram 561 mortes em decorrência da dengue neste ano até o momento.

A taxa registrada nas primeiras 11 semanas do ano é inédita.

Dados do órgão federal de Saúde indicam que esse é o maior número desde o início da série histórica, em 2000.

Para efeito de comparação, no mesmo período do ano passado, o Brasil tinha 400.197 casos.

O recorde anterior de casos prováveis ocorreu em 2015, com 1.688.688 (ao longo de todo o ano).

Em 2023, total anual de casos foi de 1.658.816, conforme levantamento do Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Informação de Agravos de Notificação.

 

Joanice de Deus

Diário de Cuiabà

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Economia

Mato Grosso se tornou o segundo maior produtor de etanol do país, após ultrapassar Goiás. As 18 plantas instaladas no Estado atingiram a produção...

Saúde

As primeiras doses da vacina contra a dengue devem chegar em Mato Grosso na próxima semana, conforme o comunicado orientativo encaminhado pelo Ministério da...

Geral

Protocolo inédito do Governo de Mato Grosso e a Associação Mato-grossense de Municípios (AMM) irá reforçar a integração entre Estado e Prefeituras nas ações...

Polícia

O Grupo Especial de Fronteira (Gefron) apreendeu, nesta terça-feira (23.04), aproximadamente 500 quilos de cloridrato de cocaína, na zona rural entre os municípios de...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação