Para dar continuidade ao cronograma de regularização fundiária de bairros em Sinop, será realizada nessa quarta-feira (01/02), a partir das 17h30, a reunião de mobilização e apresentação do programa Reurb “Escritura na Mão”, e das equipes de cadastramento social e topografia, para os moradores da Chácara Sílvia. O evento, que contará também com a presença do prefeito Roberto Dorner, secretários e vereadores, será na Estrada Áurea, 291 (área de lazer).
Os moradores da Chácara Silvia serão os próximos contemplados com o documento gratuito de propriedade dos imóveis, após o processo de coleta de documentos, que se inicia, imediatamente, após essa reunião de apresentação. No encontro, os moradores vão poder conhecer o programa e tirar dúvidas sobre o assunto com a gestão e equipe técnica. O processo é desenvolvido pela empresa Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (Funcern) que, a exemplo do que fez nos bairros com escrituras já entregues, está finalizando os processos de outros bairros.
“Esse projeto é um sonho antigo. O documento de propriedade garante aos moradores mais segurança jurídica, valorização da propriedade e possibilidades de investimentos nos respectivos imóveis, o que dá um amparo legal para o dia que a pessoa quiser vender ou comprar esses imóveis. Fizemos isso porque sabíamos que tínhamos condições de fazer. Nós prometemos em campanha, já entreguei pessoalmente 4 bairros e vamos entregar muitos mais. Para mim é uma honra e tenho certeza que para eles também é”, disse o prefeito de Sinop, Roberto Dorner.
Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. No final de 2022 foram entregues mais de 800 escrituras para moradores do Jardim do Ouro, Chácaras Planalto e Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II. Na semana passada, foi realizada a reunião de mobilização com os moradores do Parque das Araras 2, onde o trabalho já foi iniciado.
Os colaboradores da FUNCERN, que estão fazendo o trabalho de campo visitando as residências dos bairros selecionados, estão usando uniforme (camiseta com o nome do projeto “Escritura na Mão”) e crachá de identificação. Uma cartilha explicativa também será entregue ao morador.