O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) voltou a cobrar do Governo do Estado suporte para que o município consiga melhorar os serviços de transporte escolar. O pedido foi feito nesta terça-feira (04), durante reunião com o vice-governador Otaviano Pivetta, o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, com o presidente da Associação Matogrossense de Municípios, Neurilan Fraga, e prefeitos do Estado e que tinha como pauta o repasse de valores do transporte escolar do ano letivo 2023.
“Estamos fazendo essa reivindicação, assim como todos os prefeitos. São reajustes de valores por quilômetro rodado e, também, de veículos novos. Nós estamos com um crescimento muito grande no nosso município e, a cada ano que passa, aumenta mais de 10%. Nós precisamos de veículos para transportar nossos alunos. Está faltando escolas, as escolas estão ficando longe e o transporte precisa ser feito”, pontuou Dorner.
Outro ponto destacado por Dorner no encontro é a construção de mais unidades educacionais por parte do Governo do Estado, que também contribuiria para desafogar o sistema de transporte escolar. “Nós precisamos de mais escolas para distribuir para nossa região, porque, só assim, vai amenizar, também, os problemas [com transporte]”, defendeu Dorner, no encontro, ao sugerir ainda a adesão do Governo no sistema modular, citando como exemplo as quatro unidades municipais que estão em fase final e devem ser inauguradas em breve em Sinop.
Atualmente, Sinop é responsável por realizar o transporte dos alunos das redes municipal (aproximadamente 1,8 mil estudantes) e estadual (aproximadamente 3,8 mil estudantes) e sofre com déficit na frota, mesmo com a última aquisição feita pelo município, ano passado, de 10 ônibus e o repasse, do Governo do Estado, de outros 6 veículos.
“Nós tínhamos mais de 12 ônibus que já vinham com defasagem desse tempo de depreciação. O Governo do Estado tem que repor essa frota e, ele só encaminhou, na verdade, 6 ônibus e ainda faltariam mais 6. Mas, hoje, com a demanda do município, nós precisaríamos de mais 16 ônibus porque Sinop cresce muito a cada ano”, detalhou a secretária municipal de Educação, Sandra Donato.
REPASSE FINANCEIRO
No encontro, o Governo do Estado apresentou o programa Sistema Transcolar Rural, uma nova ferramenta para a gestão do transporte escolar rural. Ele será utilizado para identificar as necessidades de cada município mato-grossense em relação ao transporte escolar e, deste modo, proporcionar a repactuação dos valores repassados pelo Estado aos municípios considerando fatores como: números de alunos transportados, quantidade de linhas em operação, custos de combustível e outras demandas operacionais. Atualmente, o Estado paga o valor de R$3,50 por quilômetro. O intuito, agora, é fazer uma adaptação com a realidade de cada local.
No encontro, o secretário de Estado, Alan Porto, destacou que 39 dos 141 municípios mato-grossenses já fizeram o preenchimento das informações no Transcolar e que estão aptos à repactuação. “A partir de agosto, para que o município receba os recursos referentes ao transporte escolar, ele terá que estar no sistema”, observou.
A informação animou a gestora municipal da pasta, Sandra Donato, que destacou que Sinop está entre os 39 municípios. “Já tendo a oportunidade de fazer a repactuação entre o município, nós já ficamos contentes porque já vem um aumento desse repasse para que o município possa se organizar futuramente”, destacou.
Ao todo, Sinop conta com 20 escolas da rede estadual e 39 da rede municipal que, juntas, atendem pouco mais de 30 mil alunos da educação básica. Somente na rede municipal, são aproximadamente 18 mil estudantes.