O trabalho realizado para vacinação de crianças de cinco a 11 anos contra a Covid-19 em Sinop (a 500km de Cuiabá) e a adoção de novas estratégias visando ampliar o alcance da imunização e sensibilizar a sociedade foram discutidos, na manhã de sexta-feira (18), pelos integrantes da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente do município. No encontro, ficou acertado que a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria Regional de Educação enviarão, até segunda-feira (21), a relação das escolas que atendem esse público à Secretaria Municipal de Saúde para elaboração de calendário de postos de vacinação volantes nas unidades de ensino.
“A ideia é facilitar o acesso da população ao imunizante visando aumentar a cobertura vacinal em Sinop. Para isso, definimos algumas ações como levar as equipes de vacinação às escolas públicas e privadas, além de estimular campanhas de divulgação e conscientização sobre a importância da vacinação de crianças contra a Covid-19. Estabelecemos prazos para cumprimento e que as escolas informem ao Ministério Público, até 15 de julho de 2022, a relação dos alunos que não tiverem sido vacinados”, contou o promotor de Justiça Nilton César Padovan.
O encontro ocorreu no edifício sede das Promotorias de Justiça de Sinop. Participaram da reunião o juiz da Infância e Juventude da comarca, Jacob Sauer, a defensora pública Luciana Barbosa Garcia, as secretárias municipais Scheila Pedroso da Silva (Assistência Social, Trabalho e Habitação), Sandra da Conceição Donato Ferreira (Educação, Esporte e Cultura), Daniela Galhardo (Saúde), Faira Olivia Strapazzon do Carmo (Governo e Projetos Estratégicos), o procurador-geral do município, Ivan Schneider e representantes do Conselho Tutelar, da Diretoria Regional de Educação e da Associação das Escolas Privadas de Sinop.