Connect with us

Hi, what are you looking for?

24/05/2024

Saúde

Mato Grosso apresenta tendência de alta na incidência da dengue

Foto reprodução

Mato Grosso e outros quatro estados brasileiros apresentam tendência de alta na incidência de transmissão da dengue.

A informação é do Ministério da Saúde (MS), que atualizou o cenário epidemiológico da doença no país, na última terça-feira (30).

Além do Estado, Ceará, Pará, Sergipe e Tocantins sinalizam aumento na taxa de ocorrência da dengue.

Já 21 unidades da Federação e o Distrito Federal apresentam tendência de queda ou de estabilidade no coeficiente.

Os dados foram atualizados pela secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista coletiva a jornalistas.

“Estes estados que ainda estão com tendência de aumento, em geral, estados do Nordeste sempre têm uma epidemia que demora um pouco mais para começar que outros estados e, nós estamos tendo alguma diferença no Centro-Oeste que merece uma análise melhor sobre o que está acontecendo, se tem uma mistura com chikungunya, se nós temos outros diagnósticos diferenciais que nós vamos ter que entender melhor”, disse.

Até quinta-feira, Mato Grosso registrava 24.871 notificações prováveis de dengue, o que representa uma incidência de 679,8 casos por 100 mil habitantes.

Neste ano, a enfermidade levou a óbitos 12 pessoas, além de outros quatro que seguem em investigação.

O Estado tem ainda 6,6 mil casos e quatro óbitos em decorrência da chikungunya e 285 casos de zika, sem mortes.

Conforme o MS, os estados ou regiões que apresentam tendência de alta ainda estão meio da epidemia da dengue.

“Isso faz com que o corpo técnico desses estados e municípios estejam nesse momento agora destinados a respostas e a gente vai entender melhor o que está acontecendo”, informou.

No próximo dia 16, o MS vai fazer um evento com todas as coordenações de arboviroses estaduais e municipais das localidades prioritárias para analisar os dados de forma mais aprofundada e fazer prospecção para o próximo ciclo, com o objetivo de já começar a preparar a prevenção e combate.

O país já registra 4,1 milhões de casos prováveis da doença, sendo 44,7 mil graves e de sinal de alarme.

Os óbitos totalizam 2 mil.

Na entrevista, o Ministério da Saúde destacou o esforço na busca da redução das mortes por dengue e outras arboviroses.

Um plano para redução dos óbitos está sendo construído e contará com a contribuição de especialistas.

VACINA – No início desta semana, Mato Grosso recebeu mais de 32 mil doses da vacina contra a dengue.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Ses-MT), os imunizantes seriam liberados e distribuídos ainda ontem aos 35 municípios mato-grossenses selecionados pelo órgão federal.

Conforme a Ses-MT, a definição foi necessária em razão da capacidade limitada de fornecimento de doses pelo laboratório fabricante da vacina, que não abrange todo o nosso território.

A expectativa é de que o Estado receba mais 99 mil doses nas próximas semanas.

O esquema vacinal será composto por duas doses, com intervalo de três meses entre elas.

A orientação é para que os pais que residem nas cidades levem as crianças de 10 a 14 anos para vacinar, pois esse é o público que deve tomar a vacina agora.

Vale ainda reforçar os cuidados contra o mosquito da dengue, pois cerca de 80% dos criadouros estão em ambientes residenciais.

Joanice de Deus

Diário de Cuiabá

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Geral

O Instituto de Defesa Agropecuária do Estado de Mato Grosso (Indea) informa que o período do vazio sanitário da soja em Mato Grosso da safra...

Geral

Moradores de Rondonópolis (712 km ao sul de Cuiabá) tiraram a sorte grande e levaram para casa mais de R$ 4 milhões em sorteio...

Sem categoria

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (22/5), com o apoio do Gaeco/MT, a Operação Escamotes, com o objetivo de desarticular associação para o tráfico...

Geral

Técnico em laboratório de farmácia, frentista e auxiliar administrativo são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine-MT),...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação