Mato Grosso, Sábado, 15 de Agosto de 2020
Logo Só Informação
Informe Publicitário
Covid -19

Menos de 2% da população de Sinop positivou para o novo coronavírus

Os dados apontam ainda, que 1.639 pacientes já estão recuperados

Da Redação

29/07/2020 às 11:12

Menos de 2% da população de Sinop positivou para o novo coronavírus
reprodução

Os dados do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Sinop na segunda-feira, 27 de julho, apontam 1.889 casos confirmados de Covid-19. Se levarmos em consideração a população da cidade, que segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é de 143 mil pessoas, temos 1,3% dos sinopenses confirmados com coronavírus.

Os dados apontam ainda, que 1.639 pacientes já estão recuperados, o que representa 86,7% do total. Já os óbitos foram 54 representando um total de 2,8% dos casos. Outros 17 estão internados.

Casos Ativos

Se reduzirmos dos casos confirmados (1.889), os recuperados (1.639) e também os óbitos (54), chegamos ao número de pessoas com o vírus ativo no município, que no caso seriam 196, que ainda estão em isolamento domiciliar (179) ou internadas (17) se recuperando da doença.

Entenda o Boletim

O boletim diário, com os números da Covid-19 em Sinop são repassados pela Secretaria Municipal de Saúde. A medida que os resultados de exames são lançados no sistema, os dados vão se consolidando. São números oficiais, que incluem a rede pública e particular de atendimento.

Casos Confirmados 

Esse é um dado acumulativo, ou seja, ele sempre irá aumentar. Os números de confirmados se referem ao total de pacientes que tiveram diagnóstico positivo no exame para coronavírus, mesmo que já esteja recuperado. O diagnóstico ocorre por teste rápido ou RT-PCR.

Recuperados 

São os casos confirmados que cumpriram a quarentena em isolamento domiciliar até não estarem mais transmitindo o coronavírus e estarem sem nenhum sintoma.

Isolamento Domiciliar

São casos considerados leves. Pessoas que tiveram alguns sintomas, passaram por consulta médica e recebem a orientação de, por segurança, se manter em casa.

Óbitos

Esse é um dado que, infelizmente, faz presente neste boletim. Pacientes que, por condições pré-existentes, evoluem para agravamento da doença e acabam não resistindo.

Internações de Casos Confirmados

Pessoas confirmadas com a Covid-19, que estão em tratamento e internadas em hospitais da cidade, em enfermarias ou UTIs. Aqui estão os casos de moderados a graves.

Casos Suspeitos

Pacientes com sintomas de coronavírus que tiveram amostra coletada, testaram positivo e seguem em monitoramento e isolamento, aguardando investigação, já que o teste rápido não é diagnóstico 100% confiável.

Exames Aguardando Resultado

Aqui estão os exames RT-PCR coletados e enviados ao Laboratório Central do Estado (LACEN) e os realizados na rede de laboratórios particulares, com encaminhamento médico. Destes suspeitos, maior parte segue em isolamento domiciliar e outros internados em enfermarias ou UTIS, dependendo da gravidade dos sintomas.

A maior parte das pessoas que estão internadas em Sinop não são munícipes, e sim cidadãos de outras cidades e estados, mas como o hospital é regional, também precisa atender essa demanda.

Medidas Municipais

Desde o início da pandemia, no dia 16 março, a prefeita Rosana Martinelli determinou que os dados fossem divulgados com transparência. A gestora também tomou medidas para combater e controlar os casos e atender os infectados, como toque de recolher, suspensão de algumas atividade que apresentavam maior risco de contaminação, fiscalização para evitar aglomerações, unidades exclusivas para atende pessoas com sintomas gripais, hospital de campanha, buscou e conseguiu aumentar o número de UTI. Além de dar suporte aos afetados financeiramente pelo coronavírus, com a entrega do kit merenda, cestas básicas, máscaras, álcool gel, entre outras ações, sempre buscando o equilíbrio entre Saúde e Economia.