Connect with us

Hi, what are you looking for?

29/04/2025

Meio Ambiente

Com risco de fogo, ministério declara emergência ambiental em MT

Foto reprodução

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) declarou emergência ambiental, por risco de incêndios florestais, em regiões e épocas específicas de Mato Grosso.

A decisão permite a contratação emergencial de brigadistas e a implementação de ações preventivas para minimizar os impactos das queimadas em áreas como o Pantanal.

A medida consta na portaria 1.327/2025, assinada pela ministra Marina Silva.

O documento aponta as áreas vulneráveis a incêndios em todo o país e os períodos de maior risco para viabilizar a contratação emergencial de brigadistas federais.

Também busca estabelecer parâmetros para a definição de prioridades de ações dos estados para prevenção às queimadas.

No Estado, o período de emergência estabelecido para as mesorregiões Centro-Sul, Sudeste e Sudoeste começa a valer neste mês de março e prossegue até dezembro deste ano.

Já no Nordeste mato-grossense, vai de abril a dezembro e, na região Norte, de abril a novembro de 2025.

Em nível nacional, o planejamento do MMA, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) para o enfrentamento aos incêndios em 2025 envolve o emprego de 4.608 profissionais, entre servidores e brigadistas, o que representa aumento de 25% em relação a 2024.

Também serão utilizados nas operações prevenção e combate ao fogo 15 helicópteros, dois aviões de transporte e dez para lançamento de água, além de 50 embarcações.

RESOLUÇÃO – Durante a assinatura da portaria, realizada no dia 27 de fevereiro, o MMA também apresentou resolução aprovada, no dia anterior (26), em reunião do Comitê Nacional de Manejo Integrado do Fogo (Comif).

A resolução traz orientações para a elaboração de Planos de Manejo Integrado do Fogo (PMIF) pelo poder público e propriedades rurais, estabelecendo responsabilidades entre entes federados e setor privado.

Segundo o órgão federal de Meio Ambiente, a resolução torna obrigatório o PMIF para unidades de conservação consideradas de risco e imóveis rurais onde ocorrem queimadas controladas para fins agropecuários.

Os estados têm até dois anos para elaborar seus PMIFs.

FUNDO AMAZÔNIA – O MMA pontuou ainda a aprovação, pelo Fundo Amazônia, da destinação de recursos para o fortalecimento dos Corpos de Bombeiros de Mato Grosso, além dos estados do Pará, Amapá, Amazonas, Roraima e Maranhão.

Cada um vai receber R$ 45 milhões, de um total de R$ 405 milhões de recursos não reembolsáveis disponíveis para o apoio às corporações que combatem incêndios.

Joanice de Deus/DC

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Economia

Apesar da queda na produtividade da cana-de-açúcar na safra 2024/2025, Mato Grosso segue em destaque nacional na produção de etanol, mantendo-se como o segundo...

Judiciário

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Flávio Dino, autorizou o Governo de Mato Grosso a não conceder incentivos fiscais a empresas adeptas da moratória...

Geral

A Polícia Militar de Mato Grosso realizou, na noite desta quarta-feira (23.4), a solenidade de promoção de graduação de 1.058 militares da instituição. A...

Polícia

A Polícia Civil de Mato Grosso deflagrou, nesta quinta-feira (24.4), a Operação Dobra Digital, para desarticular uma organização criminosa envolvidas em sofisticadas fraudes financeiras...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação