No lançamento das festividades do aniversário dos 48 anos de Sinop, me identifiquei muito com uma fala. E esta, me fez pensar como somos orgulhosos de pertencer a essa terra.
Sinop a Capital do Nortão, slogan criado por Mauri de Lima, quando esta cidade se consolidava como polo região, depois veio: Sinop Terra de toda gente, e por último: Sinop a terra do conhecimento.
Somos orgulhosos, bairristas, as vezes até prepotentes. Como diria: Sinop é Sinop e jacaré é um bicho, quem bebe desta água sempre volta!
Digo isto porque eu me emocionei verdadeiramente com a fala do Presidente da Unesin (União das Entidades de Sinop), Carlos Henrique Fonseca, que no uso da palavra na ultima sexta-feira, disse ao público presente do Centro de Eventos Dante de Oliveira:
“Eu estava conversando com um delegado e ele veio reclamar comigo, mas que cidade é essa que pessoa a primeira coisa que ela fala assim: Eu moro em Sinop há 40 anos, como se estivesse dando uma carteirada.” Mas não é, é porque que há 40 anos morar em Sinop, tinha que ter muito amor!”.
De fato Carlos, somos orgulhosos de morar em Sinop, meu sogro chegou aqui em 1971 pela primeira vez, ainda não chegava se quer a BR 163, para vir a antiga Gleba Celeste era pela estrada Rosa e passava antes por Vera.
Em 72 seu Osmar Jordan junto com seu pai, seus irmãos, trouxeram a família, assim como a Família Jordan, tantos vieram na década de 70, 80, 90, e já acreditem, viam Sinop como ela é hoje!
Como assim, eles viram Sinop como ela é hoje?
Sim viram, e viveram, ajudaram, trabalharam para construir esta cidade, juntamente com cada cidadão e cidadã que chegou ontem na rodoviária, de carro ou no aeroporto, com o sonho da prosperidade, de construir e progredir na vida.
Esta é Sinop, está é a nossa terra, nossa cidade, nosso lar, de fato a Capital do Nortão!
Nunca foi e nunca será uma carteirada, mas orgulho, satisfação, prazer indescritível de falar em alto e bom som, SOU DE SINOP, SOU PIONEIRO, e ajudei a construir esta cidade que nos permite sonhar em dias melhores.
Quantos de nós já falamos ou presenciamos alguém dizer em suas andanças por este mundo afora: Você precisa conhecer Sinop!
Que orgulho temos de ser Sinopense, e o Carlos me fez entender de forma didática o que meu sogro seu Osmar, seu Irineu, Terezinha, Roberto, Carlos, Adenir, Osvaldo de Paula e tantos outros pioneiros sentem em seu coração por esta terra chamada Sinop.
Sinop nunca foi e nunca será um lugar qualquer, ela é a cidade que nos permite sonhar!