A equipe de fiscalização ambiental do Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental com apoio da 15ª CIPM-FT/2ºCR/PMMT, durante realização da operação FLORA em atendimento a pontos de desmate através de alertas da plataforma Planet Sccon, onde foi apontado uma alteração (desmatamento a corte raso) em floresta nativa, bioma floresta amazônica, objeto de especial preservação, na Zona Rural do município de Nova Monte Verde – MT.
Com as informações a equipe deslocou até o local indicado pelos alertas e constatou a veracidade dos fatos, em diligências no interior da fazenda foi encontrada a área desmatada onde também foram localizadas duas pessoas juntamente com um trator esteira marca Komatsu modelo D50 e 01 trator agrícola de marca New Holand ainda em prática do crime de desmatamento.
Foram feitas diversas tentativas de contato com o proprietário, após deslocar até sua propriedade foi informado que não possuía nenhuma licença ambiental pertinente ao desmate.
Em seguida a equipe fez a apreensão do maquinário e após contato com o proprietário da máquina, este informou que não teria condições de remover o maquinário.
Foram feitas diversas tentativas de contato com as prefeituras dos municípios vizinhos onde nenhuma delas demonstrou interesse na remoção e no maquinário.
Considerando a gravidade dos danos ambientais verificados e sem a remoção do maquinário e risco iminente de conflito entre os agentes públicos envolvidos na ação e os infratores na área de mata, foram inutilizados os maquinários.
As duas pessoas encontradas no local foram conduzidas para delegacia de Nova Monte Verde.