Connect with us

Hi, what are you looking for?

21/06/2025

Geral

Câmara de Sinop instala Procuradoria da Mulher e empossa Sandra Donato como procuradora

Foto Assessoria

A Câmara Municipal de Sinop realizou na manhã desta sexta-feira (19) a sessão solene de instalação da Procuradoria da Mulher, criada por meio da Resolução 5/2025, proposta pela vereadora Sandra Donato e aprovada em plenário por unanimidade. A parlamentar, única mulher da atual legislatura, também foi empossada como a primeira Procuradora da Mulher no legislativo sinopense. O vereador Enio da Brígida tomou posse como procurador-adjunto.

“A Procuradoria da Mulher nasce em nossa cidade como um instrumento de transformação social. Um espaço institucional dentro desta Casa Legislativa que irá fiscalizar, propor e acompanhar políticas públicas voltadas à proteção dos direitos das mulheres. Ela será um canal direto para denúncias, para escuta qualificada e para articulação com a rede de proteção e apoio, composta por órgãos do pode público, sociedade civil e instituições parceiras”, explicou a vereadora Sandra Donato.

A cerimônia contou com a presença do público sinopense, do prefeito Roberto Dorner, de secretários municipais, e dos deputados estaduais Silvano Silva e Janaína Riva, que é procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

Segundo Janaína, a experiência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso com a Procuradoria da Mulher é “profícua”. Por meio do órgão, os deputados passaram a receber inúmeras denúncias de mulheres de violência física, psicológica e patrimonial. Criada em 2022, as maiores queixas são de violência doméstica, além da busca por pensão, dos direitos cabíveis durante a separação e de proteção para a família e os filhos.

“A Procuradoria se tornou um elo entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o Poder Judiciário, fazendo com que mulheres que tivessem qualquer tipo de dificuldade ou de omissão por parte do Estado ou do Poder Judiciário pudesse ter voz e vez. Eu tenho certeza de que aqui na Câmara Municipal de Sinop não será diferente”, exemplificou Janaína Riva.

Ainda segundo Janaína, muitas mulheres vão à Procuradoria cobrar por justiça, seja acelerando processos que estão parados ou buscando medidas protetivas.

Para a juíza da 2ª Vara Criminal de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Rosângela Zakarkin, a Procuradoria da Mulher pode auxiliar na prevenção de conflitos maiores.

“A violência doméstica tem um ciclo espiral, que vai crescendo. Quando a sociedade se une e detecta o problema no seu nascedouro, quando identificamos e conseguimos o suporte para esta família, para esta mulher, uma colocação no mercado de trabalho, o suporte psicológico é muito melhor. Eu tenho certeza de que a Procuradoria da Mulher é uma aliada forte no combate à violência doméstica em Sinop e na região”, afirmou a magistrada.

Violência recorde

Dados pesquisa Visível e Invisível: a Vitimização de Mulheres no Brasil, realizada pelo Datafolha para o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que mais de 21 milhões de brasileiras, 37,5% do total de mulheres, sofreram algum tipo de agressão entre março de 2024 e março de 2025. É o maior índice da série histórica da pesquisa iniciada em 2017 e 8,6 pontos percentuais acima do resultado da última pesquisa, de 2023.

Os números revelam que 91,8% das agressões foram na frente de terceiros. A pesquisa também mostra que 5,3 milhões de mulheres, 10,7% do total da população feminina do país, relataram ter sofrido abuso sexual e/ou foi forçada a manter relação sexual contra a própria vontade nos últimos 12 meses, ou seja, uma em cada 10.

Assessoria

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Polícia

José Domingos Melonio Ferreira,  morreu após ser esfaqueado durante uma discussão em uma residência no bairro Imperial em Sinop. Segundo informações da polícia, vítima...

Política

Em busca de aporte financeiro e apoio do Governo do Estado de Mato Grosso na cobertura da educação em Sinop, o prefeito Roberto Dorner...

Geral

Nesta terça-feira, 17 de junho de 2025, o Ministério do Trabalho e Emprego divulgou 209 vagas disponíveis para diversos perfis profissionais em Sinop. As oportunidades abrangem...

Jogo Bruto

Não podemos mais discutir Sinop – A Capital do Nortão, sem falarmos de MOBILIDADE URBANA. Os 07 viadutos que estão sendo construídos na BR-163...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação