Connect with us

Hi, what are you looking for?

25/03/2025

Esportes

HECO 2025 – HARD ENDURO CENTRO OESTE TERÁ SUA ABERTURA NESTE DIA 01 DE MARÇO COM O XUXUNIACS EM DOM AQUINO

A temporada do HARD ENDURO CENTRO OESTE – HECO vem com força total em 2025, a competição mais tradicional do Hard em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul promete muitas novidades.

A competição terá 6 etapas: Dom Aquino, Nova Mutum, Cuiabá, Coxim/MS, Sinop e fechando a temporada Sorriso, em 2025 duas novas categorias foram criadas, agora juntam-se a GOLD (pilotos pró), Silver (Pilotos com boa técnica de pilotagem), Bronze (Intermediário) e Iron (novatos em hard), a temporada 2025 terá as categorias Over 40 com o trajeto da Bronze e Over 50 com o trajeto da Iron. Os 5 primeiros de cada categoria levam troféus.

A primeira etapa será em Dom Aquino nas trilhas do Fermo, uma das etapas mais tradicionais do Hard Mato-grossense XUXUIACS (FAÇA AGORA SUA INSCRIÇÃO:) nos dias 01 e 02 de março. A organização promete um evento único para os amantes do enduro extremo, no dia 01 (sábado), começa a prova com o famoso Prólogo (SUPER ENDURO), para a tomada de tempo dos pilotos e definição de largada no dia seguinte, no domingo a largada do Hard enduro. Além da prova de Hard Enduro a organização ainda preparou um trilhão para os pilotos de passeio, corrida de bicicleta e uma caminhada ecológica de 6 km passando por 3 cachoeiras FAÇA A SUA INCRIÇÃO: além de ser servido no local café da manha no domingo e almoço com show de rock para todos que prestigiarem o evento.

“Nós estamos preparando uma grande festa para os pilotos que vierem participar do XUXUNIACS, terá lugar pra acampamento, bar completo, no sábado espetinho e no domingo café da manhã servido a partir das  05h00 e almoço com churrasco. Quem não for participar da prova de hard mas quiser fazer uma trilha leve a gente terá o trilhão, uma prova de Pedal e caminhada ecológica ao custo de 160,00 reais a inscrição com direito ao almoço. Lembrando que no sábado tem o prólogo onde a galera poderá acompanhar o desempenho dos pilotos e no domingo além desses eventos teremos um show de rock para todos.” Disse em live o organizador da prova Leonardo Dal Poz.

O HECO vem se consolidando como uma das maiores competições de esporte radical de Mato Grosso, e  completa 5 anos em 2025, pilotos como Rigor Rico Campeão brasileiro e sul-americano da categoria entre outros nomes fortes do esporte já estiveram na competição, e o Xuxuniacs recebera o Roia da Importada, conhecido no mundo offroud pelas suas ações na internet, a competição é pensada em todos os detalhes, a cronometragem será a empresa Chronusae mesma usada no Brasileiro de Hard Enduro. Rudy Roger organizador da competição e diretor da categoria hard enduro da Federação Mato-grossense de motociclismo, acredita que as parcerias entre organizadores locais, patrocinadores e pilotos tem feito a diferença.

“Os pilotos de hard evoluíram demais na nossa região, tanto que em 2025 Mato Grosso terá uma equipe de pilotos que participará do Brasileiro, os empresários entenderam que investir no esporte da resultado, quem organiza a prova está cada vez mais preocupado não só com o a prova em sim, mas com tudo que cerca o evento como patrocinadores, familiares dos pilotos, cronometragem, hoje o Hard é um evento de entretenimento pra todos. Não posso deixar de agradecer a Sinodet Produtos de Limpeza, BBCRace loja OFFRoud, HMF Transportes e a Ideal Gráficos que são os patrocinadores da temporada 2025, sem eles seria impossível fazer um campeonato nesse nível.” Disse Rudy ao Só Informação.

 

ETAPAS TEMPORADA 2025:

Mas que é o Hard Enduro?

Como o próprio nome sugere, Hard Enduro significa ação extrema em locais iguais. Este é um esporte que mistura endurance (provas de longa duração) com trials (escalada de pedras), motocross e puro sadismo dos competidores.
Não é um esporte para quem tem medo ou estômago fraco.

Enquanto na Europa a modalidade passa das duas décadas de história, aqui no Brasil, não chegamos a metade. Não que nunca tivemos provas com esse nome ou com alto grau de dificuldade técnica, mas sem dúvida, foi depois da criação de um campeonato nacional, o HEBS (Hard Enduro Brasil Series), que a coisa emplacou.

Tudo começou com o Enduro. Dizem que as provas estavam muito fáceis e perdendo a graça (certamente serei xingado por isso), daí nasceu a primeira prova de Hard Enduro, Gilles Lalay Classic. O próprio piloto, idealizador desta prova que levou o nome dele, pensava que o Enduro estava mais fácil que em sua época. Gilles Lalay, foi o primeiro francês a vencer uma classificação geral individual no International Six Days e em 1989 venceu, pela Honda, o Rally Dakar. Porém, foi também no Dakar que Lalay perdeu sua vida.

 
Piloto enfrentando as dificuldades da prova Gilles Lalay Classic

Antes de falecer, Gilles Lalay tinha idealizado realizar uma prova de enduro extremo, que se chamaria Dead Line. Em sua homenagem, neste mesmo ano que nos deixara (1992), sua esposa deu continuidade em seu projeto e realizou uma corrida com aproximadamente 200 pilotos que percorreram 200 km, entre neve, barro, lama, pedras e subidas extremas. Apenas 5 pilotos concluíram em tempo de prova.

Formato de prova

A principal característica do Hard Enduro é criar eventos em que os competidores enfrentam obstáculos quase intransponíveis. No entanto, o que mais difere o Hard Enduro dos demais esportes, são as diferenças entre as provas, não há um padrão obrigatório a ser seguido. Enquanto que umas são disputadas em apenas um dia, como o Red Bull Hare Scramble, onde os pilotos têm um limite de quatro horas para vencer 13 km de um paredão de uma mina de ferro, montanhas de pedras e um monte de mato. Outras, como o Red Bull Romaniacs, os competidores disputam um Hard Enduro Rally de cinco dias na floresta da Romênia.

Apesar de não haver um certo padrão, não significa que as regras também não existam. Cada evento criado segue algumas regras da modalidade. Na maioria das provas, os pilotos enfrentam um prólogo, que geralmente é realizado com a presença de público e em uma pista de superenduro, mas também pode ser feito na mata ou até usando obstáculos urbanos.

 
Prólogo do Barãomaniacs, prova realizada em Barão de Cocais, MG

Para o main event, os competidores percorrem circuitos de trilhas, com auxílio de gps navegador, onde em pontos de extrema dificuldade, podem receber ajuda de fiscais. Existem também os trechos de “No Help Zone”, onde o piloto que for ajudado poderá ser desqualificado. Desde 2020, no Red Bull Romaniacs, os pilotos não podem receber ajuda em nenhum ponto. Outra regra recorrente, é o tempo de corte. Caso o piloto não conclua dentro desse tempo, ele está eliminado.

E no Brasil?

Em 2016, o King “OFF” The Jungle inaugurou uma nova fase. O evento foi realizado na cidade de Poços de Caldas e desde então acontece todos os anos. No ano seguinte, deu-se início a uma série nacional, que desde então, acontece em diversas etapas até os dias de hoje.

Seguindo o mesmo DNA das provas gringas, cada etapa tem uma característica própria e nomes que chamam atenção como Night Track, primeiro Hard Enduro noturno; King “OFF” the Jungle, onde os pilotos terminam em uma pedreira abandonada; Hard in Help, que em uma de suas edições, foram dois dias de trilhas, lembrando o Romaniacs e Cuiabá Hard Enduro, que se tornou uma das provas mais difíceis em virtude do calor.


Cuiabá Hard Enduro, 2019

Categorias

Na maioria dos campeonatos existem quatro categorias: Gold, Silver, Bronze e Iron. Porém aqui no Brasil, o Hard Enduro Brasil Series, criou a categoria Nacional, que contempla pilotos que usam motos como CRF230, CRF250F, TTR230 ou motos de rua, adaptadas para o esporte.

A categoria Gold é destinada a pilotos de nível profissional. Para se ter uma ideia, um piloto de final de semana levaria até 6x mais o tempo para concluir este percurso.

O trajeto da Silver é geralmente muito parecido com o da Gold. Em muitos casos ele repete o mesmo caminho, porém com alguns desvios. É uma categoria indicada para pilotos com muita experiência ou em transição para a categoria principal.

Para aqueles que desejam uma prova difícil, como deve ser um Hard Enduro, porém ainda não tem tanta técnica ou tem tempo de treinar, a categoria Bronze

A categoria Iron foi criada depois e contempla pilotos com pouca experiência em competição e com menor nível técnico. Ainda assim é um hard enduro e pega muitos desavisados de surpresa.

O grau de dificuldade de todas as categorias varia de prova para prova. No off road, os terrenos sofrem constante interferência das motocicletas e condições climáticas, podendo ser fácil em um momento e extremamente difícil no outro, a ponto da organização cortar trechos de prova.

  E aí, quer curtir mais esse esporte que enche a tela com belas imagens? Fique ligado, o Red Bull Romaniac acontece entre os dias 27 e 31 de julho e o MOTO.com.br trará tudo sobre a competição, através de uma cobertura exclusiva. Não perca nada sobre a maior e mais difícil competição de Hard Enduro do mundo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Jogo Bruto

O puxadinho do executivo na terra do Noel parece estar sem gerência, para os poucos dias que os novos nobres estão na casa já...

Economia

A prefeitura de Nova Ubiratã anunciou a abertura de um processo seletivo para o município nos cargos de ensino fundamental, médio/técnico e superior com...

Esportes

O segundo round do Hard Enduro Centro Oeste – HECO, está superando todas as expectativas. O Fadiga Hard Enduro que será nos dias 05...

Esportes

Aconteceu neste último final de semana (01 e 02/03) em Dom Aquino/MT a abertura do HARD ENDURO CENTRO OESTE – HECO, mais de 180...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação