A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria de Educação, em conjunto com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Sinop (CEJUSC), este presente na cerimônia de assinatura do termo de adesão para a participação do primeiro passo do calendário permanente dos Círculos de construção de paz nas escolas. Os círculos funcionarão de forma regular e semanal, proporcionando para as crianças e adolescentes um ambiente escolar mais seguro e tranquilo, onde falar sobre seus medos e o que pensam não será um problema.
A Secretária de Educação, Carla Ponce, esteve presente compondo o dispositivo e comentou sobre a importância do programa de construção de paz nas escolas. “É para que as crianças tenham a oportunidade de se expressar, de falar sobre aquilo que elas pensam, o que elas sonham e trazer essa cultura da paz nas escolas”, comentou a Secretária.
A Juíza de direito, coordenadora da justiça restaurativa em Sinop, Debora Roberto Paim Caldas, enfatiza o quanto os círculos de paz, com o seu poder de cura, podem ajudar na vida de inúmeros jovens, e pontua o desejo de que o projeto atenda cada vez mais crianças e adolescentes. “Esse é o grande poder de cura dos círculos, da temática desse programa entregue pelo poder judiciário, com todo o apoio da Secretaria Municipal de Educação e também da Delegacia Regional de Educação, para que juntos, possamos ter um ambiente escolar mais pacífico, e consequentemente uma sociedade mais pacífica, porque essas crianças e adolescentes são os nossos adultos do futuro”, acrescentou a magistrada.
Assessoria