Connect with us

Hi, what are you looking for?

28/04/2024

Judiciário

Desembargadora mantém cassação de vereador acusado de homofobia em MT

reprodução

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos suspendeu, nesta segunda-feira (30), a decisão que derrubou a cassação do mandato do vereador  Claudiomar Braun (PSB), dePorto dosGaúchos. . Claudiomar é acusado pelo crime de homofobia contra o presidente da câmara, Leandro Budke (MDB)

No dia 22 de outubro, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) havia suspendido a cassação do mandato.

O g1 procurou a defesa de Claudiomar, mas, até a última atualização desta reportagem, não obteve retorno.

Anteriormente, a defesa do parlamentar argumentou que o próximo suplente a assumir, Valdir Bobbi (PSB), votou durante a sessão de julgamento para que o mandato do parlamentar fosse cassado e, por isso, a ação se tornou inconstitucional

O argumento foi acolhido pelo juiz da Comarca de Porto dos Gaúchos, que acabou suspendendo a cassação. No entanto, a Câmara do município recorreu a desembargadora que manteve a validação da sessão que aprovou a cassação.

Entenda o caso

O caso começou em julho deste ano. O vice-presidente da Câmara de Vereadores, Eder Boldrin (PDT), pediu a cassação do mandato do parlamentar, por crime de homofobia contra o presidente da Casa. Na alegação, Braun teria ofendido Leandro em três ocasiões.

A primeira ocorreu em 2021 por meio de um grupo de aplicativo de mensagens, e as outras duas ocorreram neste ano, sendo uma na reunião interna da Casa Legislativa e outra na área externa da Câmara, momento em que Braun teria gritado que “não gosta de viado”.

À TV Centro América, o presidente disse que repudia qualquer tipo de ataque de homofobia e que fez boletim de ocorrência contra o vereador.

“No século 21 isso não cabe mais. Eu repudio qualquer tipo de ataque. Fui atacado pelo meu trabalho, como engenheiro e minha vida pessoal. Esses motivos me levaram a fazer um boletim de ocorrência, e espero que a Justiça faça seu trabalho, porque isso não cabe mais”, afirmou.

Em nota, Braun alega estar sendo perseguido por Leandro nos últimos dias, e que já teve o microfone cortado em algumas sessões e cobrou “mais maturidade” do presidente da Casa.

“Se eu fiz algo que tenha ofendido o presidente, foi fora da tribuna, e não em tribuna como ele já fez por pelo menos duas vezes contra minha pessoa, insinuando que ‘fiquei rico’ com Buffet, e me chamando de ‘vereadorzinho’ do alto de sua cadeira de presidente, onde ele mais do que qualquer outro vereador deveria fazer valer o direito de igualdade e tratar a todos sem distinção. Porém, sua imaturidade não permite tal posição, e envergonha a nossa Casa de Leis”, disse.

Dois meses depois, o Ministério Público de Mato Grosso (MP-MT) denunciou Claudiomar por homofobia. Na denúncia, a promotora de Justiça, Anízia Tojal Serra Dantas, considerou que o vereador praticou discriminação ou preconceito com “consciência e vontade”.

A sessão de Julgamento foi realizada na última quinta-feira (19) e por seis votos a três, o parlamentar deve o mandato cassado por quebra de decoro. Ele negou as acusações de homofobia e disse que o processo foi motivado por uma armação política.

Crime de homofobia

 

Em 2019, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que a homofobia é passível de ser criminalizada, assim como a transfobia.

Os ministros consideraram que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais devem ser enquadrados no crime de racismo.

O STF determinou que:

  • “praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito” em razão da orientação sexual da pessoa poderá ser considerado crime;
  • a pena será de um a três anos, além de multa;
  • se houver divulgação ampla de ato homofóbico em meios de comunicação, como publicação em rede social, a pena será de dois a cinco anos, além de multa;
  • a aplicação da pena de racismo valerá até o Congresso Nacional aprovar uma lei sobre o tema.

 

G1/MT

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Política

Na 10ª sessão ordinária, realizada na última segunda-feira (15), o Presidente da Casa, Vereador Paulinho Abreu (Republicanos), prestou uma homenagem especial às integrantes do...

Política

urante a 40ª Sessão Ordinária, o Vereador Paulinho Abreu (PL), Presidente da Câmara Municipal de Sinop, solicitou a criação de uma comissão especial. Essa...

Política

Durante a 39ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Sinop, realizada na noite da última terça-feira, 21 de novembro, o Presidente da Casa, Vereador...

Geral

O vereador Sandro Roberto da Silva,47 anos, de Nova bandeirantes morreu na tarde desta quinta-feira (16)  após se envolver  em um acidente de trânsito...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação