São muitos os ganhos para o universo da aquicultura quando pesquisa e mercado caminham juntos. Essa é uma das conclusões do X Aquaciência – Congresso Brasileiro de Aquicultura e Biologia Aquática, realizado pela Sociedade Brasileira de Aquicultura e Biologia Aquática (Aquabio), em Florianópolis.
“O evento cumpriu o seu compromisso. Os participantes aprenderam com as pesquisas mais recentes na área de aquicultura e biologia aquática, discutiram os desafios da atividade e exploraram soluções inovadoras e criativas para resolver os problemas e avançar”, ressalta a profa. Katt Regina Lapa, presidente da Comissão Organizadora do X Aquaciência.
A temática central do evento foi ‘Conservar, Produzir e Inovar’, com a proposta de ampla discussão sobre o papel da ciência, tecnologia e inovação como ferramentas imprescindíveis para a conservação e produção sustentável de organismos aquáticos.
Para isso, nos cinco dias do evento os participantes tiveram à disposição uma programação ampla e diversificada em multisalas simultâneas com apresentação de conferências, minicursos, mais de 40 palestras, mesas redondas e sessões técnico-científicas. Foram apresentados oralmente mais de 220 trabalhos acadêmicos e realizadas seis visitas técnicas.
O X Aquaciência também contou com a Atlantic Aquaculture International Conference(AAIC23), conferência conjunta com foco nacional e internacional no âmbito do projeto ASTRAL (All Atlantic Ocean Sustainable, ProfiTable and Resilient AquacuLture), da União Europeia. Foram apresentadas novas tecnologias e houve discussão de temas atuais e relevantes na aquicultura multitrófica integrada (do inglês IMTA).
Outra novidade, que veio para ficar, é a Mostra de Inovação, Tecnologia e Negócios na Aquicultura (AquaMit), importante iniciativa que integra academia e setor produtivo com a presença de empresas e entidades com estandes, diversas palestras técnicas e mais de 320 trabalhos acadêmicos apresentados como pôsteres.
“Estamos vivendo um momento histórico em que a ciência e a tecnologia desempenham papel cada vez mais importante na vida cotidiana das pessoas. É essencial que nos mantenhamos atualizados e engajados em relação às últimas descobertas científicas, para contribuir de forma significativa para o avanço do conhecimento e da sociedade como um todo”, ressalta a profa. Katt Lapa.
O X Aquaciência foi organizado pela equipe do Departamento de Aquicultura da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI), Associação Catarinense de Aquicultura (ACAq), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI) e Secretaria de Estado da Agricultura, Pesca e Desenvolvimento Rural. A execução do evento é realizada pela equipe da Projecta Eventos.
Realizado a cada dois anos, o próximo Aquaciência será coordenado pela equipe da Centro de Aquicultura da UNESP – campus Jaboticabal, com liderança da profa. Fabiana Pilarski.
Assessoria