A Prefeitura de Sinop encaminhou para a Câmara de vereadores, um Projeto de Lei (n° 001/2023), de autoria do Executivo Municipal, que autoriza a desapropriação de áreas particulares, com o objetivo de ampliar um trecho da Avenida dos Tarumãs. O Projeto foi votado e aprovado pelos vereadores na última sessão ordinária, o que autoriza o município a dar sequência nos trâmites necessários para a desapropriação, assim como iniciar os planejamentos de melhorias.
O objetivo do poder público com a desapropriação é realizar obras de urbanização e ampliação do sistema viário municipal, com a implantação da pista da esquerda da Avenida dos Tarumãs. Obra de infraestrutura necessária no município, visto o crescimento acelerado da região. Por sua importância, o projeto foi aprovado e recebeu pareceres favoráveis da comissão de Obras, Viação e Serviços Urbanos, assim como das comissões de Finanças, Orçamento e fiscalização, e de Justiça e Redação.
O prefeito Roberto Dorner comemorou a aprovação do projeto pelos vereadores. “Sabemos da importância dessa via para o município. Vínhamos tentando a regularização dessas áreas particulares, junto aos proprietários, no entanto, a alternativa encontrada foi encaminhar esse projeto de desapropriação. Dessa forma, o município se tornará proprietário da área, o que vai nos permitir projetar as melhorias e executar assim que possível. É uma região em constante crescimento, que precisa da atenção e de medidas urgentes pelo município”, pontuou.
“A Avenida dos Tarumãs trata-se de uma avenida arterial de nosso município, a qual interliga a BR-163 com interior da cidade, percorrendo muitos bairros em seu trajeto, sendo ainda projetada para chegar ao aeroporto municipal João Batista Figueiredo. A Avenida está projetada com largura de 50 metros, e nesse local, por falta da pista da esquerda, ocorre o estreitamento obrigatório, o que causa transtornos à mobilidade urbana, bem como aumenta significativamente os riscos de acidente nos cruzamentos e em toda a extensão da via local, uma vez que ela passou a ser elo de ligação entre bairros populosos, e nesse trecho atravessando em meia pista todo o Jardim das Nações 1 e 2”, cita mensagem ao projeto.
Outra via também está na área a ser desapropriada. “Nesse mesmo sentido a Avenida Oscar Niemeyer, que também é uma importante via de ligação entre bairros, interligando a Avenida dos Tarumãs a Avenida Claudete, transpondo as Reservas R1 e R2, transformando-se em via de ligação da BR-163 e da região sul da cidade com a vias que conduzem a região central da cidade a bairros onde estão instaladas grandes universidades, além da estrada Nanci que interliga à MT-220 e ao Aeroporto Municipal João Batista Figueiredo”, conclui mensagem do executivo.