Connect with us

Hi, what are you looking for?

03/07/2022

Geral

Sorriso tem 5ª melhor saúde e 4ª pior segurança do país

reprodução

Sorriso conseguiu ficar entre os melhores e os piores em quesitos diferentes no Ranking de Competitividade dos Municípios. Em quanto em acesso à saúde o município é o 5º melhor do país, em segurança é o 4º pior.

Foram analisados pelo ranking 411 cidades, sendo 7 de Mato Grosso, com mais de 80 mil habitantes. O levantamento gerou notas em 65 indicadores de 13 pilares temáticos como saúde, segurança e educação.

No ranking de 2021, Sorriso subiu 5 posições no acesso à saúde e foi o 5º melhor nesse quesito no país e o melhor do Centro-Oeste. Se analisado apenas a cobertura da atenção básica e as vacinas aplicadas, o município ficaria em 1º lugar.

A nota do acesso à saúde foi 83,20. Os pontos fracos foram o atendimento pré-natal (178º melhor) e a cobertura de saúde suplementar (241º). No acesso à saúde ficaram mais bem colocados que Sorriso as prefeituras de Toledo (PR), Joinville (SC), Votuporanga (SP) e Belo Horizonte (MG).

O motivo para a nota, segundo a prefeitura, está no investimento em programas e no atendimento à população. Atualmente são 28 unidades de saúde da família(USF), um Ambulatório Multiprofissional de Especialidades (AME) e uma farmácia aberta 24 horas para receber os cidadãos.

Cada USF possui um Centro de Especialidades Odontológicas, que realizam tratamentos mais complexos como canais e cirurgias.

Esse aspecto foi analisado porque “nos municípios onde a população possui maior acesso aos serviços de saúde observa-se maior qualidade de vida e longevidade, que diretamente afeta a produtividade e a competitividade de um município”, diz trecho do relatório.

\A segurança também foi analisada por ser fundamental para a qualidade de vida da população. “A garantia de segurança é fator fundamental para o desenvolvimento, o bem-estar social e a competitividade municipal”, consta no texto.

Nesse quesito Sorriso é o 4º pior, ficando atrás apenas de Itaúba (PA), Redenção (PA) e Altamira (PA). A nota do município mato-grossense foi 55,79, com destaque negativo para itens como o alto número de mortes violentas intencionais, da mortalidade de jovens por razões de segurança e na mortalidade nos transportes.

Outro lado

Sobre a colocação ruim no quesito segurança, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Sorriso informou que a gestão tem realizado investimentos no setor, mesmo que, constituionalmente, a segurança seja um dever do Estado.

Entre as ações realizadas está a criação da Secretaria de Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil (Semsep), em 2017, assim como a instalação de redutores de velocidade eletrônicos e o investimento em parcerias para as blitzes da Lei Seca.

Também contrata a jornada voluntária de policiais militares para a segurança municipal, além da contratação de mão de obra de reeducandos, para participar da ressocialização deles. E, com o apoio do Ministério Público do Estado está construindo um novo prédio para a delegacia da cidade.

 

 

Por Thalyta Amaral

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Notícias Relacionadas

Geral

O radialista Carlos Henrique de Lara, mais conhecido como Kaka, que atuava na rádio Jovem FM, morreu aos 57 anos, na madrugada desta segunda-feira...

Saúde

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), em parceria com o Laboratório Central de Mato Grosso (Lacen-MT), identificou a circulação da nova cepa...

Geral

NA manhã deste quarta-feira compareceram à delegacia de Sorriso familiares das vítimas fatais do acidente que aconteceu na tarde de domingo (19/06), no KM722,...

Polícia

Policiais militares do 12º Batalhão prenderam, na noite desta terça-feira (21.06), cinco homens, sendo um menor de idade, por porte ilegal de arma de...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação