Após consultar os lojistas a CDL Sinop solicitou e a prefeitura autorizou que o comércio funcione, sem ônus para o lojista, em horário especial, para promover as vendas de Natal. O horário diferente do habitual inicia nesta quinta-feira, dia 10 de dezembro e segue até dia 24 de dezembro, também quinta-feira.
Neste período o comércio de Sinop pode funcionar nos seguintes horários:
De segunda a sábado, até as 21:00 horas.
Domingos (dias 13 e 20), assim como dia 24 (véspera de natal), até as 17:00 horas.
A polícia militar, a guarda de trânsito e o corpo de bombeiros foram comunicados para garantir a segurança nestes dias, a exemplo de como foi feito nos anos anteriores uma vez que a expectativa é de que no centro, 90% da empresas abram neste horário, e em outros polos comerciais também, como André Maggi e no bairro São Cristóvão.
O 11º Batalhão da Polícia Militar de Sinop lançará na próxima quinta-feira (10), a operação “Final de Ano Seguro” com ampliação do policiamento na região central devido ao horário especial. As ações serão feitas até o dia 4 de janeiro, em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Civil e Bombeiro, resultando em um aumento de 30% do efetivo do dia.
O comandante do Batalhão tenente-coronel Pedro Miguel de Sousa explicou o reforço no policiamento. “Haverá uma grande movimentação de pessoas pela cidade e pelo comércio. Vamos ter uma demanda de viaturas consideráveis na rua, policiamento motociclístico também será aumentado”, explicou.
O policiamento em outras partes da cidade também está assegurado. “Hoje em dia Sinop tem aproximadamente 214 bairros que necessitam do policiamento. Então dentro do nosso planejamento, nós iremos proporcionar a segurança a população da cidade de Sinop em qualquer região que ela estiver”.
A Guarda Civil Municipal também estará atenta. “Vamos estar em atividade em todos os dias do evento, fiscalizando e apoiando a trânsito local. Por isso lembramos aos motoristas que sempre que consumir bebida alcoólica não dirija, mantenha-se dentro do regulamentação das vias e seja cauteloso com pistas molhadas”, lembrou Hermann Friederich Netto, Secretário de Trânsito e Transporte Urbano.
E o 4º Batalhão de Bombeiro Militar de Sinop reforçará o atendimento colocando inclusive viaturas de plantão nas regiões centrais de Sinop. “A exemplo do ano passado vamos ficar mais presentes no centro de Sinop até para facilitar o atendimento, caso seja necessário”, explicou o Tenente Coronel BM Jean Carlos Pinto de Arruda Oliveira.
“O horário especial facilita as compras do consumidor e consequentemente as vendas aumentam, apostamos em um aumento superior a 30% se comparado com outros períodos do ano e esperamos que as expectativas sejam atendidas para termos um fechamento de ano positivo, especialmente depois de um ano com tantas dificuldades”, pontuou o presidente da CDL Sinop Marcos Antônio Alves.
O presidente ainda lembrou que o horário especial não é obrigatório. “Participar do horário especial é uma opção e uma sugestão para que o lojista aproveite melhor o movimento de fim de ano, mas claro que cada empresário vai avaliar se é interessante aderir ou não.”, finalizou Marcos.
