O Grêmio repetiu a estratégia de jogar com time reserva e teve êxito pela primeira vez no Brasileirão. Mesmo sem brilho, fez o suficiente para vencer o Athletico-PR de virada por 2 a 1 neste domingo, na Arena da Baixada, pela 18ª rodada. Mas escancarou a falta de ambição no campeonato e não escapou das críticas da torcida.
As manifestações dos gremistas nas redes sociais começaram tão logo a escalação foi divulgada – e sem nenhum titular em campo. A #ForaRenato já era um dos assuntos mais comentados do Twitter antes mesmo do início da partida. O tom de insatisfação cresceu ao fim do primeiro tempo, com vitória parcial do Furacão.
Veio o segundo tempo, e Renato resolveu mandar Pepê a campo, no lugar de Everton. Único titular relacionado para a viagem a Curitiba, ele deu novo gás ao time e foi fundamental para a virada. O empate veio com gol contra, de Thiago Heleno. E o gol da vitória quase no fim com o jovem Ferreira, outro que saiu do banco de reservas.
Três pontos na conta, estratégia aprovada e fim das críticas, certo? Nem tanto. Na entrevista coletiva após a partida, Renato foi novamente questionado sobre o excesso de preservações no campeonato nacional. Repetiu um discurso já feito em outros momentos, de que o Grêmio não abre mão do Brasileirão. Mas que parece não convencer mais o torcedor.
