Aldeia Piaruçu, em São José do Xingu (1.200 km a Noroeste de Cuiabá), foi alvo de um atentado na noite de segunda-feira (24). Na denúncia foi feita pelo Instituto Raoni consta que uma caminhonete invadiu o isolamento da aldeia e efetuaram ao menos 29 disparos em direção dos indígenas.
De acordo com as informações, por volta das 19h dois homens armados estavam em uma caminhonete Hilux preta e destruíram a barreira sanitária construída pelos próprios indígenas. O objetivo da barreira é manter o isolamento social dos 2.423 Mebengokrê no período da pandemia.
Consta no relato do instituto que, após destruírem a barreira, os suspeitos efetuaram 29 tiros e invadiram a terra indígena Capoto/Jarina, dirigindo em alta velocidade até a aldeia Piaruçu, “colocando em risco a vida dos 327 Kayapó que lá vivem”, diz trecho da nota.
Depois disso, a dupla fugiu rumo ao município de São José do Xingu. Lideranças da aldeia acionaram a Polícia, que esteve no local e registrou um boletim de ocorrência do ataque. O crime está sendo investigado.
Apesar do susto e do clima tenso, ninguém ficou ferido. Agora, os indígenas estão mantendo distância do local onde foi feita a barreira, por segurança, evitando que sejam surpreendidos por um novo ataque.
“O Instituto Raoni repudia toda e qualquer manifestação de violência, desrespeito e intolerância contra os indígenas e exige uma resposta das autoridades em relação a esse ataque”, finaliza o instituto.
