Parece que alguma coisa está muito errada, ou o novo coronavírus é apenas uma gripinha como disse o Presidente Jair Bolsonaro, ou Prefeituras e Governo do Estado estão brincando com coisa séria e precisam urgentemente se explicar a sociedade.
Muitos falam da gravidade do COVID-19, no Brasil, por exemplo sua letalidade as pessoas que tem confirmação da doença chega a 6%, ai vem minha preocupação.
O Secretário Estadual de Saúde, em duas lives, confirmou que as amostras coletadas por Sinop na sua grande maioria não atendia os requisitos básicos, como nome dos pacientes para o LACEN fazer o exame.
Gilberto Figueiredo afirmou que a Prefeitura recebeu a comunicação dos erros nas coletas, a Prefeitura por sua vez disse que não havia sido comunicada e emitiu uma nota OFICIAL, afirmando que ficou sabendo do fato pela imprensa.
O Secretário em resposta chegou a dizer na live de hoje dia 22 de abril que o COVID-19 tirou férias, e afirmou que as prefeituras precisam se reciclar.
Diante de tudo, a minha preocupação é que estejamos num ônibus sem motorista, e as autoridades por sua vez precisa urgentemente esclarecer os fatos.
Afinal diante de uma doença com tamanha letalidade a Prefeitura de Sinop foi ou não notificada dos erros nas coletas? Ha subnotificação ou não dos casos existentes no município? Se de fato existem esses erros porque informações básicas como nomes de pacientes estão sendo omitidos? Ou o Governo do Estado assuma sua incompetência na falta de comunicação, o que é também extremamente grave.
Amadorismo a essa altura não dá, falta de comunicação com algo tão sério é inaceitável.
O que o cidadão se pergunta onde está a verdade?
Afinal o Governo do Estado notificou ou não a Prefeitura de Sinop que amostras estavam com falhas e não poderiam ser recebidas?
Se comunicou onde está este comunicado, e se a Prefeitura recebeu porque nega sua falha?
Estamos falando de vidas, de informações que podem ser determinantes entre salvar pessoas e evitar a proliferação da doença.
Não é um erro qualquer de digitação, mas erro CRASSO de coletas e com isso exames que não são feitos. ASSIM não tem como saber quem está ou não infectado.
Ha algo a esconder?
Com a palavra o Governo de Mato Grosso e a Prefeitura de Sinop.
