Sinop tem tudo para ser protagonista na disputa para governo do Estado em 2026, ainda que não estejamos maduros o suficiente politicamente, mas tudo leva a crer que a Capital do Nortão terá papel fundamental não apenas na formação de chapa, mas numa possível vitória para Governo.
Nomes que estão no radar para um possível vice estão na mesa tanto de situação, como oposição ao Governador Mauro Mendes que deve disputar o Senado.
Roberto Dorner (PL), Juarez Costa (MDB) e até Nilson Leitão (PSDB), são cogitados nos bastidores da Capital, a presença de Sinop será fundamental para o sucesso de uma campanha no norte de Mato Grosso.
Roberto é prefeito em exercício, com popularidade boa e uma vitória acachapante nas eleições municipais em 2024, é visto com bons olhos para compor uma chapa majoritária. Seria segundo alguns analistas o nome perfeito, mesmo estando no PL que tem Welington Fagundes como pré candidato a Governador. Caso Fagundes recue e vá para reeleição ao Senado, Dorner surge como o nome para uma coligação MAIÚCULA na disputa de vice para Governador.
Outro nome forte e que tem relevância é o do Deputado Federal Juarez Costa (MDB). Prefeito por 2 mandatos, está no seu segundo como deputado, tem prestigio, é um nome que agrada numa possível coligação, o MDB tem tempo de TV, tem lideranças e prefeituras importantes no estado e Juarez tem transito com a maioria dos prefeitos e vereadores por ser articulado e fazer um trabalho forte na viabilização de emendas parlamentares.
E finalizando temos o nome de Nilson Leitão (PSDB), hoje morando em Brasília mas nunca perdeu seus laços com Sinop, ocupa cargo estratégico no Agro na capital federal, tem seu nome comentado não apenas para disputar uma vaga a Câmara Federal, mas pode aparecer como vice numa possível coligação, já que conta com o apoio de nomes importantes do Agro Mato-grossense.
Diante de todos esses fatos não me resta duvida que Sinop será fundamental nas próximas eleições estaduais, ainda mais se as figuras politicas de nossa cidade entenderem a importância que tudo isso significa para a região.
Apesar de nossa força econômica e politica em Mato Grosso nunca tivemos um senador e tão pouco fomos vice no governo, esses são passos importantes para que num futuro possamos pensar em termos um governador de Sinop.