O Palmeiras venceu o Grêmio por 1 a 0 na Arena, em Porto Alegre, na noite deste domingo, e arranca com vantagem na final da Copa do Brasil de 2020. O zagueiro Gustavo Gómez, de cabeça, marcou o único gol da partida. Ele completou cobrança de escanteio de Raphael Veiga aos 30 minutos do primeiro tempo. O Verdão dominou o primeiro duelo decisivo até os 19 da etapa final, quando Luan acertou uma cotovelada em Diego Souza e foi expulso. Com um a mais, os donos da casa foram para cima, principalmente após a entrada de Ferreira. Bem defensivamente, o time paulista conseguiu suportar a pressão e fica a um empate do tetra.
A vitória simples permite ao Palmeiras qualquer empate no próximo domingo, às 18h, no Allianz Parque, para garantir o título da Copa do Brasil. Como não há gol qualificado na competição, o Grêmio leva a decisão para os pênaltis com qualquer vitória por um gol de diferença. Se superar o Verdão acima de dois gols, leva o hexa.
No meio da semana que vem, os dois times estreiam na temporada 2021 em seus campeonatos estaduais. Na quarta-feira, o Palmeiras tem logo de cara o clássico com o Corinthians, pelo Paulistão, às 19h, na Neo Química Arena. No mesmo dia e horário, o Grêmio recebe o Brasil de Pelotas na Arena, pelo Gauchão.
O primeiro tempo transcorria com certo equilíbrio na Arena, sem lances de perigo de ambas as partes. Até que um escanteio definiu o resultado. Aos 30 minutos, Raphael Veiga cruzou da direita, e Gustavo Gómez apareceu livre para cabecear com força. Paulo Victor até espalmou, mas não conseguiu evitar o gol que dá vantagem ao Palmeiras na decisão.
Após o intervalo e com o resultado a seu favor, o Palmeiras dominou ainda mais a partida. Rony perdeu chance aos 10, livre dentro da pequena área, depois de ver Rapahel Veiga dar uma caneta em Paulo Miranda. Aos 19, porém, a história do jogo mudou. Em uma disputa com Diego Souza na linha de fundo, o zagueiro Luan acertou uma cotovelada no centroavante gremista, que logo começou a sangrar. O árbitro Marcelo de Lima Henrique mostrou cartão amarelo, mas, ao ver o sangramento, mudou rapidamente a decisão e expulsou o palmeirense.
Cinco minutos após a expulsão de Luan, Renato Poraluppi mandou o atacante Ferreira a campo. O jovem tornou-se uma das poucas alternativas diferenciadas para buscar o empate. Aos 28, obrigou Weverton a fazer boa defesa. Seguiu com vitória pessoal a dribles pela ponta direita de ataque, o Grêmio teve pelo menos mais três chances de marcar, mas estacionou no muro verde posicionado por Abel Ferreira. O Tricolor precisará de mais inspiração para buscar o título em São Paulo.
