Finalista da Libertadores da América, finalista da Copa do Brasil, o Palmeiras se permite sonhar também no Brasileirão. E que sonho… Na noite desta segunda-feira, o Verdão goleou o Corinthians por 4 a 0, no Allianz Parque, em jogo atrasado da 28ª rodada, e se fortaleceu na briga pelo título do principal campeonato do país – a distância para o líder São Paulo é de seis pontos, mas com um jogo a mais a ser disputado pelos alviverdes. Raphael Veiga e Luiz Adriano, ainda no primeiro tempo, colocaram o time da casa em vantagem. E eles mesmos ampliaram na etapa final – que ainda teve expulsão de Gabriel no lado corintiano. Fazia sete jogos que o Timão não perdia.
Com o resultado, o Palmeiras pulou para 51 pontos, na quinta colocação. O São Paulo é líder com 57, mas disputou um jogo a mais – ou seja, a distância pode ir para três pontos. O Corinthians, com 42, estacionou em nono.
Os rivais voltam a campo na quinta-feira. Às 19h, o Palmeiras enfrenta o Flamengo no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Pouco depois, às 21h, o Corinthians recebe o Sport.
Em uma cama de UTI, naquele que seria seu leito de morte, o avô de Raphael Veiga sugeriu ao neto, ainda criança: “Se você tiver a oportunidade, jogue no Palmeiras”. Pois aconteceu, e o meia, anos depois, viveu a experiência de marcar dois gols em um Dérbi. E justamente em seu centésimo jogo com a camisa alviverde. Ele agora tem 25 gols pelo clube.
Raphael Veiga fez dois gols, Luiz Adriano também, mas é preciso destacar a atuação de Willian. Deu as assistências para os dois primeiros gols, deixou Gabriel Menino em condições de também marcar e quase fez o seu – Cássio evitou em grande defesa. Partidaça.
Um lance parecia ter simbolizado a noite em que deu tudo errado para o Corinthians. No começo do segundo tempo, Cássio e Jemerson foram na mesma jogada. O goleiro chutou em cima do zagueiro, a bola voltou contra o próprio gol e quase entrou.
Mas o pior estava por vir. Aos 20 do segundo tempo, Gabriel recuou de qualquer jeito para Cássio. O goleiro foi afastar a bola e chutou em cima de Luiz Adriano. Desta vez, ela entrou. Foi o quarto gol do Palmeiras.
