A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (26) uma operação que investiga a venda de sentença, entre os alvos estão os desembargadores afastados do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) Sebastião de Moraes Filho e João Ferreira Filho e alguns advogados.
Conforme apurado pelo GD, agentes estão neste momento nas casas dos dois magistrados, que são acusados de participarem de um esquema de venda de sentença
A presidente do Tribunal de Justiça, Clarice Claudino, já foi comunicada da decisão e ordens já estão sendo cumpridas nos gabinetes, além disso, a Ordem dos Advogados foi acionada para acompanhar os advogados alvos da operação.
Os dois desembargadores foram afastados em agosto pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), após suspeita de venda de sentença. A decisão foi referente a conteúdo do celular do advogado Roberto Zampieri, executado em dezembro passado por conta de ações envolvendo disputa de terra.
A decisão pelo afastamento é liminar e proferida pelo corregedor nacional Luis Felipe Salomão. De acordo com o órgão, há indícios de que os magistrados mantinham amizade íntima com o falecido advogado, o que os tornaria suspeitos para decidir processos patrocinados pelo referido causídico, além de que recebiam vantagens financeiras indevidas e presentes de elevado valor para julgarem recursos de acordo com os interesses de Zampieri.
Vithória Sampio/ Pablo Rodrigo/ GD