O governador Mauro Mendes (União Brasil), sugeriu um boicote ao Carrefour e ao Atacadão depois do CEO da rede de mercados que é francesa, Alexandre Bompard, dizer que não iria mais comprar carnes produzidas em países do Mercosul. O Governador de Mato Grosso em vídeo publicado em seu perfil no Instagram nesta 5ª feira (21/11), disse que não irá mais comprar em lojas da rede de supermercados e pediu para que a população mato-grossense faça o mesmo “para honrar o país”.
Mauro Mendes disse em sua rede social: “Respeitamos o direito do Carrefour de selecionar os seus fornecedores. Entretanto, nós brasileiros também temos o direito de comprar de quem quisermos. Se o Brasil não serve para vender carne para eles, então essa empresa não deveria ser bem vista aqui”, disse o Governador.
O Governador deixa claro que esta medida foi tomada pela rede francesa porque o mercado europeu não consegue competir com o agronegócio brasileiro, e estendeu a critica ao Presidente da França Emmanuel Macron, que segundo o governador tem um discurso ambientalista que não passa de conversa fiada.
A decisão de Bompard CEO da rede afeta exclusivamente os mercados na França. Outros estabelecimentos da marca não vão parar de vender a carne sul-americana.