O julgamento de Edgar Ricardo de Oliveira, um dos autores da chacina que matou sete pessoas em um bar em Sinop, será realizado nesta terça-feira (15), a partir das 8h30, no Fórum da Comarca do Município.
Ele e Ezequias Souza Ribeiro executaram as vítimas após uma partida de sinuca, em fevereiro de 2023. Ezequias morreu um dia depois do crime, durante confronto com a Polícia Militar.
O Tribunal do Júri será presidido pela juíza Rosângela Zacarkim dos Santos, da 1ª Vara Criminal da Comarca. Ela chamou 25 jurados titulares convocados, caso 15 estiverem presentes, a sessão será instalada.
Edgar foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) e responde por sete homicídios qualificados, incluindo da adolescente, furto e roubo mediante ameaça grave. De acordo com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), ele participará do julgamento por videoconferência e não há previsão para a duração, podendo se estender até a madrugada desta quarta-feira (16).
O réu está preso preventivamente na Penitenciária Central de Mato Grosso (PCE), na capital, e conforme o TJMT, ele afirmou não ter interesse em participar de maneira presencial. Já a defesa, patrocinada pela Defensoria Pública Estadual, estará no plenário do júri. Edgar terá acesso à entrevista particular com o defensor, antes e durante o julgamento.
O promotor de Justiça, que atua no caso, informou ao juízo que estará de férias entre 29 de outubro à 22 de novembro. A juíza destacou a impossibilidade de designação de um promotor substituto e antecipou o julgamento para esta terça-feira.
Um vídeo registrado por um câmera de segurança do bar mostra o momento em que Edgar Ricardo de Oliveira e Ezequias Souza Ribeiro mataram sete pessoas, incluindo uma adolescente, após jogo de sinuca, no dia 21 de fevereiro de 2023 (assista acima).
De acordo com a Polícia Militar, os autores do crime perderam a partida, foram buscar mais dinheiro, voltaram ao bar e perderam novamente. Depois de serem alvo de piadas das pessoas que participavam do jogo, foram até o carro e pegaram duas armas.
Após a execução, os homens pegam o dinheiro que está em uma das mesas de sinuca e outros objetos e fogem em uma caminhonete que estava estacionada em frente do bar.
As vítimas foram identificadas como:
- Maciel Bruno de Andrade Costa, de 35 anos;
- Orisberto Pereira Sousa, de 38 anos;
- Elizeu Santos da Silva, de 47 anos;
- Josué Ramos Tenório, de 48 anos;
- Adriano Balbinote, de 46 anos;
- Getúlio Rodrigues Frasão Júnior, de 36 anos;
- Larissa Frasão de Almeida, de apenas 12 anos, filha de Getúlio.
Vítimas foram mortas em um bar em Sinop por dois homens que não aceitaram perder um jogo de sinuca. — Foto: Reprodução
O suspeito foi atingido e chegou a ser encaminhado ao Hospital Regional do município, mas não resistiu aos ferimentos.