Sorriso 80 km de Sinop) não é mais a 6ª cidade mais violenta do país. Ela piorou no ranking e agora ocupa o 4º lugar, como divulgado pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (18). Além da alta colocação no geral da criminalidade, um destaque que choca é que aparece como campeã de registros de estupros.
Conforme dados disponibilizados no anuário, foi realizado um levantamento das 50 cidades com mais de 100 mil habitantes analisando as taxas de estupro e estupro de vulnerável por município em 2023. Sorriso aparece em 1° lugar com 113,9 estupros para cada 100 mil habitantes.
Além de Sorriso, aparecem outras 3 cidades mato-grossenses na lista. Ocupando a 33° posição com 69,8 estupros está Sinop, Cuiabá aparece na 42° com 64,5 estupros para 100 mil habitantes e, por fim, está o município de Tangará da Serra (239 km a médio-norte de Cuiabá), com 62,9 em 45° lugar.
Em novembro de 2023, a cidade foi palco de uma chacina que vitimou Cleci Calvi Cardoso, 46, e suas filhas Miliane Calvi Cardoso, 19, Manuela Calvi Cardoso, 13, e Melissa Calvi Cardoso,10. O crime comoveu o país pela crueldade, visto que as mulheres foram estupradas e mortas. Um delas violentava enquanto agonizava no chão da casa.
O crime ocorreu entre a noite do dia 24 e a madrugada do dia 25 daquele mês, quando o esposo de Cleci e pai das 3 meninas viajava a trabalho. A polícia foi acionada após o marido comunicar conhecidos e a polícia da cidade por não conseguir contado com a família há horas. Os corpos foram encontrados no dia 27 nus, na casa com cômodos cobertos de sangue.
O autor do crime, o pedreiro Gilberto dos Anjos, foi preso horas depois e confessou ter cometido a chacina. Ele relatou aos policiais que esfaqueou Cleci Calvi Cardoso, 46, e suas 2 filhas Miliane Calvi Cardoso, 19, Manuela Calvi Cardoso, 13 e, enquanto elas ainda agonizavam, as estuprou. A filha mais nova, Melissa Calvi Cardoso, 10, foi morta asfixiada
Ana Júlia Pereira
Gazeta digital