Connect with us

Hi, what are you looking for?

05/07/2025

Geral

Projeto circense visita Sinop, Matupá e Alta Floresta com espetáculo que exalta o malabarismo

Foto reprodução

Mato Grosso recebe o projeto Circo no Brasil, iniciativa que visa levar a magia circense para mais de 10,8 mil mato-grossenses de todas as idades. Com passagem pelas cidades de Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Sinop, Matupá e Alta Floresta, o projeto conta com um espetáculo com apresentações gratuitas que misturam teatro, dança e diferentes técnicas de malabarismo, uma das mais tradicionais e presentes no universo circense.

Com idealização e realização da NTICS Projetos e patrocínio da Agro Baggio, o projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e visa estimular o acesso a bens culturais sobretudo de crianças e adolescentes em cidades de pequeno porte e áreas rurais.

“O circo, como uma forma de arte universal, transcende barreiras de idioma, cultura e idade, tornando-se acessível a todos. Ao incorporar a sustentabilidade como tema central em seus espetáculos, o circo se torna uma poderosa ferramenta para conscientização. Quando combinado com educação, não apenas entretém e encanta, mas também educa e inspira o público, transmitindo informações relevantes e incentivando ações positivas em prol do meio ambiente”, afirma Ana Carolina Xavier, diretora da NTICS Projetos.

No espetáculo A Magia da Lona, que se passa em uma plantação encantada, uma terrível tempestade assola a terra, levando consigo toda a esperança. Com a ajuda de criaturas mágicas, a corajosa Doralice, parte em busca de um sonho perdido, descobrindo que a verdadeira magia é a esperança que brota em cada um de nós, levando o público a refletir sobre como a esperança é a semente para criarmos um mundo melhor.

O elenco conta com artistas renomados como Peterson Jardim, palhaço que já atuou na Alemanha e nos Emirados Árabes, a acrobata Anastácia, que é ucraniana e já trabalhou em diversos circos da Europa, e também as Irmãs Botero, que atuaram por 18 anos, no Cirque Du Soleil, mais prestigiada companhia de circo do mundo.

Realizando de duas a seis apresentações em cada local, no total serão 24 apresentações em 6 cidades. Outra atividade prevista é a realização de workshops de produção cultural para pessoas que desejam aprender a escrever projetos para leis de incentivo à cultura. A ideia é atender cerca de 1,2 mil pessoas, sendo 50% das vagas destinadas exclusivamente a professores e alunos da rede pública de ensino.

“Como parte sociedade civil, aqui na Agro Baggio, nós entendemos que atividades como estas fazem parte do nosso compromisso com o desenvolvimento social das comunidades nas quais estamos inseridos. Neste sentido, a ludicidade da arte circense, se torna uma ferramenta importante por aproximar o público – sobretudo infantil – de temas tão necessários quanto a valorização da vida no campo, o cuidado com a natureza e o desenvolvimento sustentável”, completa Alencar José Lanzana, gerente geral da Agro Baggio.

Promovendo a inclusão, o projeto conta com algumas ações de acessibilidade para pessoas com deficiência. Por isso, as apresentações contarão com a presença de intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais), garantindo a inclusão de pessoas com deficiência auditiva. O espetáculo também conta com informações sobre o projeto disponíveis em Braille, possibilitando o acesso de pessoas com deficiência visual. Por fim, os locais selecionados para todas as atividades contam com itens de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida.

Abaixo, confira o cronograma com a passagem do projeto por cada cidade.

Sinop

17/06, segunda – Workshop de capacitação cultural às 18h30

Local: Biblioteca Pública Municipal de Sinop

14/06, sexta – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

17/06, segunda – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h

Local: Rua João Pedro Moreira de Carvalho, 3718 – Setor Industrial. 78550-000, MT

Matupá

20/06, quinta – Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Rotary Club (Av. Hermínio Ometto, 558, ZC1)

20/06, quinta – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

21/06, sexta – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h e às 14h

Local: Av. Deputado Sebastião Alves Junior, 102 – Bairro ZR-001 – 78.525-000

Alta Floresta

24/06, segunda – Workshop de capacitação cultural, às 18h30

Local: Teatro Municipal Agostino Bizinoto

24/06, segunda – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 14h

25/06, terça – Apresentação para alunos de escolas públicas, às 8h às 14h

Local: Rod. MT 208 KM 149, S/N – Bairro Jardim Tropical – 78.580-000

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Polícia

Detento de 20 anos foi assassinado dentro do presídio Ferrugem, em Sinop , na noite de quinta-feira (3). Vítima tinha lesões pelo corpo e...

Geral

A Prefeitura de Sinop, por meio do Sistema Nacional de Emprego (Sine), disponibiliza nesta quinta -feira (03) cerca de 144 oportunidades de trabalho para...

Política

O vice-prefeito de Sinop, Paulinho Abreu, participou nesta quarta-feira (02), em Brasília, do Painel de Referência da Comissão de Solução Consensual da Via Brasil,...

Geral

Neste sábado (5), os serviços da Prefeitura de Sinop estarão concentrados em um só lugar para atender à população do Residencial Daury Riva e dos bairros da região....

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação