A Prefeitura de Sinop concluiu a proposta sobre as correções pontuais nas carreiras de servidores e avançou em vários pontos, após diálogos ao longo dos últimos 30 dias realizados com as comissões de integrantes das categorias funcionais e representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. No cenário definido, em atendimento às demandas prioritárias elencadas pelo Sindicato, a Prefeitura investirá mais de 7 milhões de reais nas carreiras, em benefício dos servidores públicos municipais. O Projeto de Lei visa reestruturar cargos, otimizar recursos, valorizar os servidores, corrigir distorções em algumas categorias e dar força a máquina pública, com a proposta de realizar o maior concurso público da história de Sinop.
As alterações de comum acordo entre o executivo, servidores e o sindicato foram construídas com sensibilidade e responsabilidade, após apresentação dos estudos realizados pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e abertura para diálogos e ponderações com os servidores, para a elaboração de um projeto coeso e em conformidade com a legislação vigente. O objetivo é atender as demandas prioritárias das categorias de classe que há anos vinham sendo demandadas sem êxito, sendo elas das áreas da saúde, educação, obras, fiscalização, assim como os casos dos diretores escolares, coordenadores, secretários, professores de área, vigilância sanitária e também vários cargos de carreira que haviam sido extintos, como motoristas e operadores de máquinas, entre outros que serão reativados.
Seguindo o acordo entre prefeitura municipal e os servidores, a proposta foi encaminhada para apreciação do Sindicato do Servidores Públicos Municipais, o qual participou, através de seus representantes, ativamente de todos os debates e formalização das pautas prioritárias, para posteriormente ser enviada para votação e aprovação dos vereadores na Câmara Municipal. O documento representa um marco importante nos avanços dos pontos que estavam defasados.
No início deste mês, o prefeito Roberto Dorner se reuniu, em gabinete, com representantes do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais e vereadores, para formalizar, de forma integrada com o Sindicato, a assinatura de um Termo de Consenso, selando assim, o compromisso e a iniciativa da gestão no que tange as tratativas que tragam benefícios aos servidores. No documento ficou acordado que não será enviada, neste ano, a proposta de uma revisão ampla sobre os Planos de Cargos, Carreiros e Vencimentos, mas somente sobre as demandas consideradas prioritárias.