Nos últimos quatro anos, a Prefeitura do município de Sinop (MT) bateu o próprio recorde de mulheres atuantes em cargos de alto escalão. A cidade, que possui um histórico de forte presença feminina na gestão, aumentou exponencialmente o número de mulheres em seu quadro de funcionários, se em 2020 havia 2.223 mulheres nos quadros da prefeitura hoje o número chegou a impressionantes 3.938.
A gestão do prefeito Roberto Dorner, eleito em 2020, promove desde o início do mandato a inserção igualitária de mulheres na política e no mercado de trabalho. Ao longo dos últimos quatro anos, foram organizados fóruns, projetos, eventos e iniciativas que reforçam a luta contra a desigualdade de gênero.
É o caso da lei nº 3012/2021, sancionada pelo próprio Dorner, que proíbe a nomeação de servidores em cargos comissionados dentro do Poder Executivo Municipal de Sinop e da Administração Pública Indireta, se eles tiverem sido condenados em decisão definitiva nos termos da Lei Federal Maria da Penha.
As gestoras se dividem em diversos cargos de Diretoria e algumas das principais Secretarias do município: Administração; Assistência Social, Trabalho e Habitação; Educação, Esporte e Cultura; Planejamento, Finanças e Orçamento; Governo e Projetos Estratégicos. Além de duas autarquias: Ager e Previ.