Foi realizada na tarde de ontem, em Sinop, a 1ª Conferência Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (COMCITIS). O evento teve como objetivo principal, além de entender a realidade atual da área de ciência e tecnologia no município, nomear um importante conselho que irá auxiliar a nortear o desenvolvimento da inovação local. O evento foi aberto ao público e contou com a presença de autoridades, empresários do setor e representantes da comunidade, que se inscreveram para participar.
Para a realização da Conferência, todos os atores envolvidos com o setor de inovação no município estavam presentes, para debaterem o assunto e principalmente votarem para a eleição de um conselho, composto pelos delegados. “Que a gente possa impulsionar, gerenciar, fazer com que startups e todos os atores da inovação possam olhar Sinop como um ambiente seguro, de desenvolvimento e geração de renda”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Econômico de Sinop, Klayton Gonçalves.
A Conferência Municipal é de suma importância, pois irá subsidiar a participação de Sinop na Conferência Estadual, que ocorrerá nos dias 26 e 27 de março, e que por sua vez fará parte de uma Conferência Nacional. O Secretário Adjunto de Ciência, Tecnologia e Inovação, Rodrigo Bruno Zanin, enfatiza a importância para a cidade de Sinop mostrar o seu protagonismo diante desse tema. “Nós vamos receber aqui demandas da sociedade, demandas da população, demandas do poder executivo, legislativo, por assim dizer, e isso tudo será levado para a Conferência Estadual, lá serão realizadas discussões e levaremos para a Conferência Nacional”, pontuou Rodrigo.
A COMCITIS é um dos inúmeros avanços que o município de Sinop está realizando, para a criação de um novo setor econômico. Segundo o Gerente de Indústria e Comércio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Jefferson Diniz, esse é um projeto iniciado 5 anos atrás, com a participação de toda a sociedade, de um grupo denominado como Ecossistema de Inovação de Sinop. “Fizemos no ano passado a aprovação de uma lei, a primeira lei de inovação do município, e essa lei prevê a criação de um evento chamado Conferência Municipal de Inovação, pois precisamos criar o conselho, então essa conferência é justamente para a gente criar diretrizes de trabalho e a aprovação desse conselho”, apontou Jefferson.
Um dos destaques do evento foi a palestra Cidades Inteligentes: Uma visão para uma Sinop mais Inovadora e Sustentável, do conceituado Jean Vogel, empresário graduado em Gestão de Tecnologia da Informação, com vasta bagagem de experiência no assunto. “Eu costumo dizer que a Inovação, o tema de cidades inteligentes, que são dois dos principais temas que vamos abordar hoje, embora passem pelo poder público, são diretamente ligados com a sociedade, então o envolvimento com ela, seja como usuária dos serviços, seja como demandantes dos serviços ou como co-criadores, é super importante!”, ressaltou o palestrante.