Connect with us

Hi, what are you looking for?

18/04/2024

Polícia

OPERAÇÕES NO OESTE DO ESTADO PF prende 18 em flagrante em ações contra garimpo ilegal em MT

FOTO PF/MT

A Polícia Federal concluiu, no sábado (2), ações operacionais de combate à extração ilegal de ouro em garimpos situados no município de Pontes e Lacerda (448 km a Oeste de Cuiabá), com o cumprimento mandados de busca e apreensão e desintrusão de garimpo.

Foi a deflagração das operações Mina do Bananal e Min

Segundo a PF, “foram seis dias de trabalho em região de mata fechada, para alcançar os pontos de usurpação de matéria-prima da União por extração ilegal de ouro”.

As atividades resultaram na prisão em flagrante de 18 pessoas.

No primeiro dia de ação, segunda-feira (26,02), os policiais encontraram, nas proximidades da Reserva Ecológica do Bananal, um sistema de mina aberto com o emprego de emulsões explosivas, popularmente conhecidas como bananas de dinamite, aditivadas com nitrato de amônia.

Houve a apreensão 279 gramas de ouro que estavam com nove garimpeiros, que foram presos.

Já nos vários pontos fiscalizados da Mina de Ernesto, foram encontrados garimpos tipo aluvião, com a utilização de pá-carregadeira, que foi apreendida pela Polícia Federal e será destinada a órgãos de Segurança Pública.

No local, foram destruídos duas bombas d’água, um motor de dragagem, uma estrovenga e um moinho de garimpagem, além de diversas barracas e ferramentas manuais.

Ainda foram inutilizados no local cerca de 400 litros de diesel. Houve a apreensão ainda de dois frascos contendo mercúrio.

Após o encerramento das atividades de campo, as investigações terão continuidade para identificar os financiadores dessa atividade ilegal e o possível envolvimento de proprietários rurais da região.

De acordo com a PF, o principal objetivo é descapitalizar as organizações criminosas que, “ao usurpar de ouro de origem ilegal, financiam diretamente a degradação do meio ambiente, gerando enorme dano social, além do desequilíbrio no mercado financeiro”.

BALANÇO DAS OPERAÇÕES

OPERAÇÃO MINA DO BANANAL

Destruídos
– 2 geradores a combustão
– 2 britadeiras elétricas
– 3 detectores de metal
– 5 kg de nitrato de amônia
– Um acampamento de garimpeiro
– 100 litros de diesel

Apreendidos
– 3 motos
– 1 carretel explosivo
– 13,5 emulsões explosivas
– 279 gramas de ouro

Prisões em Flagrante
09 presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.

OPERAÇÃO MINA DE ERNESTO

Destruídos
– 1 bomba de dragagem
– 2 bombas d’água
– 1 moinho
– 1 estrovenga
– 3 acampamentos

Apreensões
– 1 moto
-1 pá carregadeira
– 2 frascos de mercúrio

Prisões em flagrante
– 9 presos em flagrante por extração ilegal, usurpação de matéria-prima da União, associação criminosa e posse e emprego de artefato explosivo.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Geral

Supervisor de logística, atendente de telemarketing e operador de empilhadeira são algumas das oportunidades de emprego divulgadas nesta semana pelo Sistema Nacional de Emprego...

Geral

Um avião agrícola caiu, na tarde  desta sexta=feira (12) ,após o motor parar de funcionar na fazenda Estrela do Sangue, na Comunidade Água da...

Polícia

As investigações da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), da Polícia Civil, no âmbito da Operação Apito Final, apontaram que os advogados Jonas...

Polícia

O juiz federal Francisco Antonio de Moura Junior, da 1ª Vara Federal Cível e Criminal de Cáceres, derrubou a decisão que havia concedido liberdade...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação