O governador Mauro Mendes, na função de presidente do União Brasil em Mato Grosso, anunciou na manhã desta quinta-feira (15) o presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, como pré-candidato da sigla à Prefeitura de Cuiabá. O deputado foi anunciado por meio de nota oficial da direção estadual de legenda, publicada nas redes sociais.
“Após ouvir diversas lideranças do União Brasil e outros parceiros políticos, definimos o deputado estadual Eduardo Botelho como o candidato do partido nas eleições de 2024 na cidade de Cuiabá”, diz trecho da nota.
Botelho disputava internamente com o deputado federal licenciado e atual secretário de Casa Civil, Fábio Garcia, para ver quem representaria a sigla em 2024. O presidente da Casa de Leis acabou sendo escolhido mesmo “contra” a vontade do governador, que externalizou em diversos momentos sua preferência por Garcia.
A preferência de Mendes por Garcia era justificada em função de o atual secretário, conforme o governador, ter sido o primeiro a manifestar intenção de se candidatar à sucessão de Emanuel Pinheiro (MDB) no Palácio Alencastro.
Botelho, por outro lado, começou a falar abertamente sobre possibilidade de candidatura na segunda metade de 2023. O presidente da ALMT garantiu que seria candidato, dentro ou fora do União Brasil. Ele chegou a negociar com partidos como PSD, do ministro Carlos Fávaro, PSDB, PSB e PRD.
Com a escolha por Botelho, Fábio deve seguir compondo o governo estadual, na função de Secretário de Casa Civil. Além disso, Garcia está comprometido em ajudar o companheiro de legenda a se eleger.
O presidente da Assembleia Legislativa vem se destacando em pesquisas eleitorais. Na maioria, aparece como o primeiro colocado, seguido de perto pelo bolsonarista Abílio Junior (PL).
Airton Marques e Max Aguiar
Olhar Direto