Os constantes investimentos realizados pela Prefeitura na infraestrutura, saúde, educação e outras áreas, além de proporcionarem mais qualidade de vida e dignidade à população, também refletem na economia local, que cresce em ritmo acelerado. Um dos setores econômicos impactados é a construção civil, que mensalmente bate recordes na emissão de alvarás.
O balanço do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), por exemplo, aponta que de janeiro a outubro deste ano, foram emitidos 2.703 alvarás de construção. Este resultado representa um crescimento de 13,42% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram registradas 2.383 emissões.
“Este crescimento evidencia o desenvolvimento econômico da nossa cidade e a confiança das pessoas em nosso potencial de expansão. Este resultado é fruto do trabalho conjunto e dos investimentos feitos pela Prefeitura, que fomentam o crescimento sustentável e dão base para esse desenvolvimento”, comemorou o prefeito Roberto Dorner.
Ainda consta no relatório do Prodeurbs, que somente em outubro deste ano, foram 280 alvarás expedidos, o que representa 81.384,34 metros quadrados autorizados para construção. Destes, 151 são para construções unifamiliar (edificação residencial para uma única família), 27 multifamiliar (edificação com mais de uma unidade), 78 comercial, 22 misto e dois para obras institucionais.
Em relação ao habite-se (documento que a Prefeitura emite para comprovar a construção de um imóvel seguindo todas as regras estabelecidas pelo município, tornando-o apto para servir como moradia), o crescimento é de 22,30%, com 1.239 emissões em 2023 e 1.013 no ano anterior.