Geral

Homem que matou tia e arrancou o coração em Sorriso é transferido para o Adauto Botelho

reprodução

Lumar Costa da Silva, o homem que matou a tia a facadas e arrancou o coração dela, em 2019, em Sorriso (a 420km de Cuiabá), foi transferido para o Centro Integrado de Assistência Psicossocial Adauto Botelho, em Cuiabá. A determinação para a transferência foi do juiz Walter Tomaz da Costa, da Terceira Vara Criminal Comarca de Sinop.

Conforme apurou a reportagem, a transferência foi oficialmente comunicada à Justiça no dia 6 de outubro.

No dia 11 de outubro, após a transferência de Lumar, o juiz Walter Tomaz da Costa se julgou incompetente para continuar no caso, por entender que “a competência para a fiscalização do cumprimento da pena desloca-se para o Juízo da Execução da comarca de residência do apenado ou de sua segregação”, ou seja, como Lumar está em Cuiabá, o caso passa a tramitar na capital.

“Isto posto, considerando que o foro competente para a execução penal é firmado pelo local do domicílio do apenado ou de sua segregação, a tornar este Juízo incompetente para a realização dos atos de prestação jurisdicional do presente PEP, DECLINO DA COMPETÊNCIA em favor do Juízo da VEP da Comarca de Cuiabá/MT, a determinar seja o feito para lá redistribuído sem demora, com a remessa devida via SEEU, feitas as anotações e baixas necessárias”, apontou em decisão obtida pelo RepórterMT.

Com a decisão, o caso foi transferido para a competência do juíz Geraldo Fidelis, da 2ª Vara Criminal de Cuiabá.

Em junho de 2022, a Justiça havia determinado que Lumar fosse internado em um hospital psiquiátrico em São Paulo, uma vez que foi considerado inimputável em razão de um transtorno psiquiátrico. Contudo, a transferência ainda não tinha sido realizada e ele continuava em uma unidade prisional comum.

Por conta disso, o advogado Dener Felizardo, responsável pela defesa de Lumar chegou a pedir que ele fosse transferido para a prisão domiciliar ou que tivesse decretada a prisão provisória mediante aplicação de cautelares.

O assassinato

Lumar veio de São Paulo para o município de Sorriso, onde foi acolhido pela tia, Maria Zelia da Silva Cosmos. Não demorou para que os dois tivessem problemas e a vítima pedisse que o sobrinho procurasse outro local para viver.

No dia 2 de julho de 2019, ele foi até a casa da tia, já com o intuito de matá-la. Ele a encontrou sentada na área e chamou para conversar dentro da residência. Assim que ela entrou, totalmente desprotegida, o homem a surpreendeu com diversos golpes de faca.

Com a vítima no chão, Lumar dilacerou o peito dela e retirou o coração. Ele ainda roubou dela R$ 800 em dinheiro e saiu do local com o coração em uma sacola plástica.

Então, o assassino foi até a residência da filha de Maria e colocou o coração sobre um tanque, contando o que havia acabado de fazer. Não satisfeito, roubou o carro da mulher e tentou fugir com a filha dela, uma menina de apenas 7 anos, por quem disse estar apaixonado. Ele só desistiu do sequestro após a intervenção do tio da mulher.

No dia 24 de junho de 2022, o juiz Anderson Candiotto, da comarca de Sorriso, concedeu absolvição sumária a Lumar em decorrência dos seus problemas psiquiátricos.

Reporter MT

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Geral

Um acidente entre um caminhão e uma carreta causou duas mortes na BR-070 em Cáceres,  nessa quarta-feira (1°). Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), um...

Polícia

Natanael da Conceição Ferreira. 33 anos, foi encontrado morto na noite deste domingo em uma estrada da zona rural em Nova Mutum. Vítima foi...

Geral

Um jovem de 27 anos, morreu após sofrer uma descarga elétrica, enquanto trabalhava na recondução de uma rede monofásica para trifásica, na tarde desta...

Polícia

Após ser deixado baleado na porta do hospital Regional de Alta Floresta , um homem  (nome e idade não revelados ) não resistiu e...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação

Sair da versão mobile