Connect with us

Hi, what are you looking for?

27/04/2024

Polícia

Quadrilha de roubo de cargas de grãos no sul do estado é alvo de operação da Polícia Civil

A Polícia Civil de Mato Grosso cumpriu, nesta terça-feira (12.09), 12 ordens judiciaisde prisões e de buscas dentro da Operação Gold Capital, coordenada pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis, contra uma quadrilha envolvida em roubo de cargas no sul do estado. Dos seis alvos de prisões, cinco foram detidos e em seis endereços cumpridos mandados de buscas e apreensões. Um alvo está foragido.

O nome da operação faz referência ao modo como os envolvidos nas ações criminosas se referiam ou roubo de grãos, um negócio altamente lucrativo.

A investigação da Derf de Rondonópolis apontou que a quadrilha que atuava no roubo de cargas de grãos é liderada por J.G.D.S., de 53 anos. Junto com outros cinco comparsas, eles atuaram no roubo de cargas e receptação. Um deles trabalhava na área de logística de transportes e, a partir de informações privilegiadas, organizava os roubos junto com o líder do grupo.

Com o avanço das investigações, a equipe da Def identificou uma associação criminosa voltada à a delitos como roubo majorado pelo concurso de pessoas, com restrição de liberdade das vítimas e emprego de violência, além de adulteração de sinal identificador de veículo automotor, posse e porte ilegal de arma de fogo.

Roubo violento 

A Polícia Civil iniciou a investigação a partir de um roubo de uma carga de 36 toneladas de soja em grão, em março deste ano. O motorista foi abordado por quatro criminosos quando passava por um trecho da BR-163, próximo à administradora do terminal da ferrovia. Ao reduzir para passar em um quebra-molas, a vítima foi rendida pelos criminosos armados e vendada. Em seguida, o motorista foi colocado em um carro e levado a um cativeiro, sendo ameaçado com arma de fogo até a tarde do mesmo dia. Depois, foi retirado da casa e levado até a ponte nova do Rio Vermelho.

A investigação apontou que depois de roubar o veículo, os criminosos desacoplaram o trator do semirreboque e o abandonaram. O semirreboque foi novamente acoplado em outro caminhão, um modelo Iveco, de propriedade do líder da quadrilha e seguiria até Primavera do Leste, destino final da carga roubada. Contudo, o caminhão com a carga foi localizado, abandonado, pela Polícia Militar na cidade de Poxoréu, após o motorista fugir quando os policiais rodoviários abordaram anteriormente um Hiunday Creta que fazia a função de ‘batedor’ e escolta da carga roubada. O veículo Creta está em nome da mãe de um dos investigados na operação.

Durante a investigação, a polícia apurou que as placas do caminhão eram clonadas de um veículo cujo proprietário é da cidade de Sorriso, no norte do estado.

“Apuramos diversos indícios de que J.G. fornece o cavalo trator para ser utilizado na subtração de cargas de grãos, inclusive, com indícios da prática de adulteração de sinal identificador de veículo automotor”, pontuou o delegado Santiago Sanches.

Integrantes 

A Derf identificou todos os integrantes da quadrilha e os respectivos papéis de cada um nas ações criminosas efetuadas pelo grupo. T.G., de 36 anos, trabalha na área de logística de transportes em Rondonópolis e organizava os crimes com informações privilegiadas obtidas sobre carregamentos das cargas de grãos. Já o líder do grupo, que é proprietário dos caminhões, fornecia os veículos para o transbordo de cargas roubadas.

V.N.T, de 27 anos, atuava como motorista do grupo criminoso, dirigindo o veículo que fazia o transbordo de cargas, além de dirigir o caminhão das vítimas até os locais onde foram abandonados após os crimes.

W.L.L., de 37 anos, que está foragido, e M.M.D,L., de 31 anos eram os responsáveis pela abordagem da vítima roubo da carga, além de escoltar o veículo do líder da quadrilha até o destino final da carga. A esposa do motorista da quadrilha, H.A.M.N., de 40 anos, foi identificada como a proprietária da residência utilizada para manter a vítima em cárcere privado até o final do transporte da carga.

Durante o cumprimento dos mandados nesta terça-feira, a equipe da Derf apreendeu na residência da investigada, no Jarim Assunção, porções de entorpecentes. Ela foi autuada em flagrante por tráfico de drogas.

Os delegados Santiago Sanches e Dyulriman Andrade Filho explicam que as apreensões vão auxiliar a investigação na obtenção de outras provas que corroboram a autoria dos crimes apurados.

Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas

Polícia

A Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Várzea Grande concluiu nesta sexta-feira (26.04) os cumprimentos de 14 mandados judiciais de prisões preventivas e...

Polícia

Policiais da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Rondonópolis prenderam em flagrante, nesta quarta-feira (24.04), cinco suspeitos de integrar uma associação criminosa destinada...

Geral

A Diretoria de Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente em Guarantã do Norte, em parceria com Polícia Judiciária Civil, apreendeu madeira...

Polícia

 Polícia Civil prendeu nesta quinta-feira (04.04), em cidades de Mato Grosso e Rondônia, três criminosos que participaram do roubo a uma cooperativa de crédito...

Endereço: Rua Ema Klunk, 274 - Jardim Safira - Sinop/MT CEP:78.551-366 CNPJ: 37.095.341/0001-06 Razão Social: M. L. JORDAN LTDA Nome Fantasia: Site Só Informação