Não tem como negar a pujança de Sinop, uma cidade única que cresce assustadoramente. Se pensarmos na década de 80, ninguém ou quase ninguém imaginaria uma metrópole como a Capital do Nortão é hoje.
A projeção é que Sinop seja maior que Rondonópolis e até Várzea Grande em número populacional nos próximos 10 anos, isso não é pouca coisa, é um fato incrível, real e com mais ou menos anos vai acontecer.
Sendo assim, é necessário pontuar que é difícil acompanhar este crescimento, ainda mais para o poder público, que é moroso por conta da burocracia, tem a troca de gestão em 2 e 2 anos, se levarmos em consideração as eleições federais e municipais. Um exemplo claro, saímos da Dilma para Temer, Bolsonaro e agora Lula no Governo Federal, em Sinop Juarez, Rosana e Roberto, ou seja um prefeito precisa lidar com mudanças de programas e ações do governo federal, estadual e municipal para administrar seu município.
Mesmo assim Sinop se destaca, anda com as próprias pernas, e não temos como negar que as coisas estão acontecendo. Se não na velocidade que imaginamos, mas na velocidade que é possível.
Imaginando que no último censo de 2010 Sinop tinha 113 mil habitantes, e no censo de 2022 pulamos para praticamente 200 mil habitantes, temos que lembrar que desde 2012 não se construía uma única Unidade Básica de Saúde.
Imagine a defasagem, o mesmo vale para escolas, praças esportivas e tantas outras ações. A última obra estruturante foi o asfaltamento da Avenida das Itaúbas ali na região do Jardim Paraíso, feita por Juarez Costa no seu primeiro mandato. O resto foi manutenção!
Sinop tem muito a ser feito, mas o homem do Chapéu está tendo coragem de enfrentar esse desafio, desapropriou parte de um terreno pra poder asfaltar a Avenida dos Tarumãs, começou a obra da Oscar Niemeyer, 4 escolas foram entregues e mais 3 em andamento, sendo 2 escolas padrão em tempo integral, UBS no Menino Jesus e mais 3 serão construídas pois já estão aprovadas, asfalto por toda cidade, valetões estão sendo tampados, enfim, muito está sendo feito ainda que não seja tudo que precisamos.
Mas não podemos deixar de falar também da turma que prefere sempre olhar o copo vazio, políticos sinopenses que pela busca do poder pelo poder não visualizam nada de bom em nossa cidade, quando olhamos o discurso destes que se dizem representantes do povo imaginamos que estamos morando numa “cidadezinha”.
Eles não querem aceitar e muito menos ajudar o crescimento da Capital do Nortão, eles querem apenas o poder, tem receitas mágicas pra tudo, afinal ser oposição é estar no lugar mais cômodo da politicalha, quanto pior melhor. “Eu avisei”, e se algo bom for feito ele ainda dirá: “Não fez mais que a obrigação”.
Para alegria dos que realizam, os “covardes” não fazão parte da história, eles fazem parte de uma parcela pequena da sociedade que chamamos de medíocres (O mesmo que: comuns, vulgares, banais, medianos, modestos, ordinários, triviais.).
Sendo assim siga em frente Sinop a Capital do Nortão, com a força do seu povo, com a alegria da sua gente e acima de tudo, com o trabalho daqueles que amam essa terra.