Os pais de alunos de 0 a 3 anos podem realizar o pré-cadastro de matrícula de forma online das crianças, para ingressarem na lista de espera de uma das creches municipais. Essa novidade vai possibilitar uma agilidade no andamento dos cadastros e no acompanhamento do andamento das solicitações, além de oferecer mais segurança na inclusão dos dados e impedir alterações na ordem de chamamento dos alunos, que será por ordem de inscrição.
O cadastro está disponível na plataforma https://prematricula.sinop.mt.gov.br/
O link está disponível também no site da Prefeitura Municipal, e conta com um tutorial de acesso. Os pais que não conseguirem acessar o sistema ou tiverem idade inferior a 18 anos, o departamento responsável na Secretaria de Educação irá auxiliar no processo.
A lista de espera online não irá impactar naquelas pessoas que já realizaram o cadastro presencialmente na secretaria, não alterando a ordem na fila, no entanto, é necessário que os pais que já realizaram o procedimento procurem a instituição para atualizarem o cadastro, informando o CPF presencialmente na secretaria de educação. vale ressaltar que quem já fez presencialmente, não conseguirá cadastrar online, pois o sistema não permitirá duplicidade de dados.
A secretária de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, destaca que o sistema online é para dar mais praticidade para os pais. “Essa é uma preocupação da gestão e um pedido do prefeito Roberto Dorner, para que a gente ofereça mais agilidade e melhore o atendimento aos pais. Caso os pais tenham alguma dificuldade ele pode vir até a secretaria que a nossa equipe irá o auxiliar. Essa ação é em parceria com o Tribunal de Contas, Ministério Público e Câmara de vereadores”.
Anteriormente o pré cadastro era realizado diretamente da secretaria de Educação no setor de vagas. Para o pré-cadastro online é necessário os dados do responsável, e os dados da criança. A lista é atualizada de forma constante, com o encaminhamento de crianças para vagas que surgem nas unidades. Lembrando que, o cadastro online é apenas para a fila de espera de crianças de 0 a 3 anos. No início de cada ano, caso a criança não tenha sido chamada, será necessário fazer uma confirmação do cadastro.
Assessoria