Começamos o mês trazendo um debate importante e de interesse social, a campanha “Junho Violeta”, que trabalha a conscientização, prevenção e combate da violência contra a pessoa idosa. A Prefeitura de Sinop mais uma vez abraça a campanha, com objetivo reforçar a mobilização da sociedade para garantir os direitos fundamentais dos idosos e protegê-los de qualquer forma de maus-tratos, reconhecendo que todos merecem envelhecer com dignidade e qualidade de vida.
Dia 15 de junho é o Dia Mundial de Conscientização sobre a Violência contra a Pessoa Idosa e para fortalecer a campanha, a Prefeitura de Sinop, em parceria com o Conselho Municipal do Idoso, fará uma caminhada em alusão a data, no dia 17, saindo da praça Plínio Callegaro, às 7h30, com destino a Praça da Bíblia.
A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Habitação, por meio das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), desenvolve várias atividades de integração social com o público idoso do município. Essas ações são realizadas nos grupos de convivência dos CRAS, nas oficinas de musicalização, crochê e pintura em tecido e outras. O principal intuito é estabelecer e fortalecer os vínculos interpessoais e comunitários, promovendo o bem estar e qualidade de vida. Já o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) atua com apoio psicossocial quando ocorre situações de violação de direitos.
Com esse trabalho mais próximo das pessoas idosas, a Secretaria se torna também um agente fundamental que contribui para identificar possíveis situações de violência sofridas por elas. Essa identificação ocorre através da observação e do acompanhamento feito pela equipe técnica, composta por assistentes sociais, psicólogos e outros profissionais. Os tipos de violências mais comuns são: física, psicológica, financeira, negligência e o abandono. Geralmente os maiores agressores são familiares próximos como filhos e netos e na maioria dos casos denunciados a violência é praticada dentro da casa da vítima, a pessoa idosa.
Denúncias de violência contra pessoas idosas podem ser registradas em qualquer delegacia de polícia ou pelos canais: Disque 100 e Polícia Militar (190).