A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (FAEPEN), realizou o programa de formação inicial e continuada de estagiários, para cerca de 700 estagiários que atuam na rede municipal de educação, com carga horária de 20 horas. A capacitação tem como objetivo oportunizar conhecimento aos estudantes do ensino médio e superior, como forma de assegurar a atuação de profissionais mais preparados e capacitados dentro das salas de aula ou em ambientes administrativos, na área do esporte e cultura.
A Secretária municipal de Educação, Esporte e Cultura, Sandra Donato, fala da importância dessa formação logo no início do ano. “Essa foi uma formação inicial, onde os estagiários receberam um primeiro contato de profissionais que lidam com essas áreas afins, podendo capacita-los em áreas especificas para atuarem em nossas escolas, o que é essencial para o bom desempenho do trabalho lá na ponta. Como eu acolho essas crianças, como lidar com as crianças dentro das suas especificidades, então essa formação inicial veio somar, para que esses profissionais tenham uma amplitude do ambiente de trabalho que eles desenvolvem nas escolas. Interessante destacar também que para alguns desses estagiários esse é o primeiro trabalho deles” comentou a gestora.
No decorrer dos 5 dias de formação foram abordados temas como: Programa de Estágio; agente integrador do estágio; autismo; como estimular relações interpessoais significativas; estágio: as relações educativas escolares; o acolhimento na ação pedagógica; introdução à oratória para boa comunicação no ambiente de estágio; ação e sucesso, o que te impede?, além de apresentações culturais.
Para o Diretor Administrativo e Financeiro da Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (FAEPEN), Jeferson Diel, a Fundação como Agente de Integração de Estágio proporciona ao estagiário, com o programa permanente de formação inicial e continuada, um currículo circunstanciado para promoção profissional futura, uma forma de adquirir experiência profissional antecedendo a entrada no mercado de trabalho, adoção de tecnologias, desenvolvimento de competências, aperfeiçoamento de habilidades humanas, administrativas e pedagógicas”, destacou.
Vale destacar que essa é uma ação inédita na rede municipal de educação, nunca houve na história de Sinop, esse preparo com esses estagiários antes de inseri-los em sala de aula. E agora a gestão, em parceria com a Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão do Norte de Mato Grosso (FAEPEN), capacitou esses profissionais nesse pontapé inicial, que deverá continuar com novas capacitações no decorrer do ano.