O prefeito Roberto Dorner (Republicanos) confirmou, nesta manhã (08), o apoio na edição 2023 da Norte Show, uma das maiores feiras voltadas ao agronegócio de Mato Grosso, e já realizou – juntamente com secretários de diferentes pastas do Executivo – uma reunião para alinhamento dos trabalhos que devem ser desenvolvidos. “A Prefeitura está trabalhando junto com a Acrinorte para que a feira aconteça da melhor maneira. Tenho certeza que será um dos maiores eventos do segmento no Estado de Mato Grosso que será proporcionado por Sinop. É uma oportunidade de mostrar aos visitantes todo o potencial que há em nosso município”, destacou Roberto Dorner.
O encontro foi realizado na sede da Acrinorte e, entre os pontos discutidos, estava o apoio da Prefeitura nas ações voltadas à segurança da população visitante, como a atuação da Guarda Civil Municipal e, também, ao fomento da economia por meio do estande da Prefeitura, que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). “Nós teremos um estande, um espaço, falando sobre agricultura familiar e, também, turisticamente, apresentando Sinop para todos esses visitantes que venham aqui para essa grandiosa feira”, explicou o gestor da pasta, Klayton Gonçalves.
A Norte Show será realizada entre os dias 18 a 21 de abril e, nestes quatro dias, também deverá contar com a participação de alunos da rede pública de ensino, buscando trabalhar a educação econômica por meio de visitas. “Queremos fomentar, junto com as crianças, a educação através do empreendedorismo e da economia gerada e impulsionada pelo agronegócio na nossa região”, explicou a secretária de Governo e Projetos Estratégicos, Faira Strapazzon.
A Norte Show é uma feira consolidada em Mato Grosso, baseada na pecuária, agricultura familiar e de precisão e que, neste ano, deve reunir aproximadamente 300 expositores. Somente no passado, contou com cerca de 45 mil visitantes e movimentou R$ 3,6 bilhões em negócios. “Essa parceira com a Prefeitura é muito importante porque é um evento para a cidade de Sinop, para a região, e é muito importante para que a feira aconteça nos melhores moldes possíveis”, enfatizou o presidente da Acrinorte, Moisés Debastiani.
Também participaram do encontro os secretários Remídio Kuntz (Obras) e Rodrigo Varela (Trânsito e Transporte Urbano) e a diretora de Cultura, Professora Branca.
ESTANDE E HORTA MANDALA
O prefeito Roberto Dorner aproveitou para visitar a horta que está sendo desenvolvida pela equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, no formato mandala (ou seja, canteiros circulares) e que, ao centro, contará com um tanque de peixes. Este modelo de horta é uma alternativa para o pequeno produtor, especialmente para aquele que planta para a subsistência, pois utiliza-se de pequenas áreas com o máximo de aproveitamento de recursos naturais, como solo e água.
Neste local, que está sendo trabalhado também a acessibilidade, os visitantes poderão conhecer e contemplar todas as culturas que serão expostas, entre elas morango, hortelã e poejo. Junto ao canteiro, estará instalado um estande onde todo o potencial turístico do município será exposto. “O estande será em L, então será suporte para a parte da agricultura familiar e, outra parte, voltada para o turismo, onde vamos divulgar os principais pontos de visitação de Sinop para aproveitar esse fluxo de visitantes”, explicou a turismóloga da SEDEC, Leidiane Viegas.