A longa espera pelo título de propriedade dos terrenos de 207 famílias moradoras das Chácaras Planalto, enfim, teve um desfecho positivo esta noite, quando o prefeito Roberto Dorner entregou as tão sonhadas escrituras. Os documentos fazem parte do programa de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB) e a solenidade foi realizada no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
“É um sonho antigo desse pessoal de receber um documento! Todos compraram a chácara através de contrato e nunca mais foi dado nenhum tipo de documento definitivo. A prefeitura fez a contratação de uma empresa para fazer esses documentos que transforma cada morador em dono do terreno que moram com sua família”, pontuou o prefeito ao salientar que os documentos estão feitos e entregas à cada um nesta noite.
Entre os moradores que receberam o documento, está a dona Ilda Catarina Salvador, que reside nas Chácaras Planalto há 24 anos. “Eu gosto de lá, é tudo de bom e, graças à Deus, essa escritura está em minhas mãos! É o que eu esperava! Agradeço muito! Foram 24 anos esperando. Demorou, mas saiu agora. Muito obrigada prefeito, a todos”! disse emocionada.
Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana e rural já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. “A gente vê nos olhos dos moradores que era isso que eles queriam. Faltava o documento e estamos entregando na mão de cada cidadão para que possam ser de fato proprietários de suas áreas”, acrescentou Dorner.
Todo o processo do programa de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB) iniciou em fevereiro deste ano, com os trabalhos de campo, coleta de documentos e orientação aos moradores das áreas contempladas. Um dos lotes, agora, regularizados, é o que abriga a Congregação Cristã do Brasil e segundo Claudecir Saboia, que preside as 23 igrejas de Sinop. A escritura é uma conquista grande.
“Estamos muito contentes recebendo essa escritura. É uma conquista, uma luta muito grande, faz muito tempo que temos a Congregação, ali, naquela região e é uma conquista muito grande, é um trabalho do prefeito, dos vereadores, que está sendo realizado e estamos muito contentes. É uma conquista para a entidade, que não tem fins lucrativos”, comemorou.
Para o desenvolvimento do trabalho, realizado por uma empresa contratada, foi necessário realizar todo o inventário de documentos dos lotes, assim como reuniões de mobilização com a população e lideranças dos bairros, para apresentação do projeto. O documento de propriedade garante aos moradores mais segurança jurídica, valorização da propriedade e possibilidades de investimentos nos respectivos imóveis.
Outros bairros estão em desenvolvimento e devem ser entregues assim que os processos forem concluídos, como o Maria Carolina I e II, Águas Claras e Adalgisa, por exemplo.
Mais entregas do Escritura na Mão
Nesta quinta-feira (22), o prefeito Roberto Dorner entregará mais 379 títulos aos moradores das Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II, às 19 horas, no Centro de Eventos Dante de Oliveira. Ontem (20), 270 escrituras foram entregues aos moradores do bairro Jardim do Ouro.
Assessoria