Em uma noite marcada pela realização do sonho de centenas de famílias e regada de emoção, o prefeito Roberto Dorner entregou, hoje, cerca de 270 títulos de regularização fundiária do programa Escritura na Mão, aos moradores do bairro Jardim do Ouro. O evento foi realizado no Centro de Eventos Dante de Oliveira.
“Quando assumimos sempre falamos que íamos titular esses bairros que precisavam de escritura. Começamos pelo Camping Clube e logo entregamos os títulos. Temos vários bairros que ainda vão acontecer, nessa etapa vão ser entregues 856 de escritura a custo zero. Estamos fazendo isso para as pessoas que compraram esses imóveis de boa-fé, tem até hoje o contrato e não tem valor jurídico quase nenhum. Agora sim vão conseguir fazer um financiamento e de fato ser dono de verdade do seu terreno”, disse Dorner.
Todo o processo do programa de regularização fundiária urbana de interesse social (REURB) iniciou em fevereiro deste ano, com os trabalhos de campo, coleta de documentos e orientação aos moradores das áreas contempladas, que aguardavam há cerca de 15 anos a regularização.
“Eu aguardava desde sempre, mas tinha fé e acreditava que ia sair. Tem gente aqui em Sinop que mora há muitos anos e não tem o documento e nós temos agora em mãos. Estou muito feliz, encerrei o ano feliz por causa do asfalto, que saiu na frente da minha casa e agora o documento. O prefeito fez uma coisa muito boa e graças a Deus acreditei e cheguei lá. Agora é só emoção e alegria, posso falar que é meu”, comemorou a moradora do Jardim do Ouro, Teresinha Leonidas Camêra.
O documento de propriedade garante aos moradores mais segurança jurídica, valorização da propriedade e possibilidades de investimentos nos respectivos imóveis. “Fizemos isso porque sabíamos que tinha condição de fazer. Nós prometemos em campanha e estamos entregando. Quero entregar pessoalmente, com muita alegria, porque sei que eu ficando contente em estar entregando, imagina quem está recebendo, vai ficar muito feliz e marcado na história. Para mim é uma honra e tenho certeza que para eles também é”, ressaltou o prefeito.
Esse é o maior programa de regularização fundiária urbana e rural já realizado no município, que tem como objetivo resolver um importante gargalo, que era a falta do título de propriedade de bairros antigos de Sinop. “Para mim é mil maravilhas, que Deus abençoe o prefeito que ajudou a gente a chegar lá. Estou ali desde de 2005 e graças a Deus agora conquistamos o título do nosso terreno. Lutamos com fé, acreditamos e realizamos. Se não fosse o prefeito a gente não tinha essa conquista”, pontuou a também moradora do bairro Iracema Gonçalves Eleutério.
Para o desenvolvimento do trabalho, realizado por uma empresa contratada, foi necessário realizar todo o inventário de documentos dos lotes, assim como reuniões de mobilização com a população e lideranças dos bairros, para apresentação do projeto. Agora, segundo o diretor do Núcleo de Projetos e Desenvolvimento Urbano de Sinop (Prodeurbs), Luiz Henrique Magnani, reforçou que a titulação é o ponto mais importante para quem tem um lote e a gestão mostrou a “fórmula do sucesso” de como realizar a regularização.
“Estamos trabalhando com 2 mil títulos, nessa etapa são 850, mas é um trabalho de formiguinha, porque é feito todo trabalho de campo, com as pessoas nas casas, depois apresentada uma documentação que é feita conferência, os projetos, os lotes são desmembrados, apresentados os desenhos de como estão atualmente e depois a gente poder fazer uma documentação, como se fosse um loteamento apresentado pela loteadora. É um trabalho intenso, agora as pessoas tem, de fato, a propriedade desses lotes”, lembrou.
Outros bairros estão em desenvolvimento e devem ser entregues assim que os processos forem concluídos, como o Maria Carolina I e II, Águas Claras e Adalgisa, por exemplo.
Mais títulos na primeira etapa
Nesta quarta-feira (21), a prefeitura entregará mais 207 escrituras aos moradores das Chácaras Planalto. Já na quinta-feira (22), serão cerca de 379 títulos de propriedade aos moradores das Chácaras de Lazer São Cristóvão I e II. Ambas as ações serão às 19 horas, no Centro de Eventos Dante de Oliveira.