A Prefeitura de Sinop lançou concorrência pública para a contratação de uma empresa que será responsável pela construção de um viaduto transpondo a Avenida André Maggi, no eixo com as Avenidas Bruno Martini e Dom Henrique Froehlich, nas proximidades do Cemitério Municipal. A empresa, que será definida no dia 20 de janeiro, quando as propostas serão abertas, deve ser especializada em obras de infraestrutura viária.
Para a grande obra, considerada uma das prioridades pelo prefeito Roberto Dorner, o Executivo prevê investir mais de R$ 33,6 milhões (valor que pode diminuir a depender da proposta das empresas interessadas). “Essa é uma das regiões que mais se desenvolve em Sinop e a Prefeitura precisa fazer grandes obras pensando lá na frente. Pensando que tem que resolver o problema de agora, mas sem esquecer que Sinop cresce, que as empresas aumentam todo mês e que o número de carros aumenta também por isso definimos esse viaduto”, disse Dorner.
Ainda segundo o prefeito, o viaduto dará maior fluidez no trânsito na região e, consequetemente, eliminará um dos pontos de gargalo do trânsito em Sinop. “Diariamente, aquela região recebe um grande número de veículos, já que é a principal via de acesso ao Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, além de faculdades, empresas, condomínios, Embrapa, bairros residenciais e outros locais”, destacou.
Antes de lançar a licitação para construção, a Prefeitura contratou uma empresa que elaborou o projeto básico e executivo de engenharia para a implantação. Neste estudo, estão inclusos todos os procedimentos de adequações viárias necessárias no entorno do sistema, considerando intervenções como readequação viária dos acessos e implantação de nova solução de interseção em nível na André Maggi, além da readequação da ciclovia existente no trecho, com propostas de soluções que atendam as normas técnicas e permitam o fluxo dos ciclistas.
Consta nos estudos que a obra de arte do viaduto contém duas pistas com duas faixas de rodagem de 3,5 metros, uma faixa externa de segurança de 0,8 m em cada pista, uma faixa interna de segurança de 0,4 m para cada pista, uma barreira central de veículos de 0,65 m, duas barreiras nas extremidades de 0,40 m rígidos de concreto padrão ABNT, que totalizam uma largura constante de 17,85 m.
No viaduto e no trecho que o antecederá, serão instaladas placas de pare, de regulamentação de altura máxima, de velocidade máxima permitida, siga em frente, vire a direita ou esquerda proibido estacionar, além de outras indicando acesso ao viaduto, direcionais a BR-163, Catedral Sagrado Coração de Jesus, cemitério, aeroporto, retorno e outras.
O estudo, ainda inclui o projeto de iluminação, que contará com postes quatro pétalas, uma pétala e com outras características, além de refletores LED 50 W e 100 W. O paisagismo também é englobado, com plantio de 4,9 mil metros quadrados de grama esmeralda, grama amendoim, mudas de clorofito, abacaxi roxo, helocônia-papagaio, bananeira-ornamental, palmeira rabo de raposa e outras.
“Estamos avançando cada vez mais em obras grandes, que acompanhem o crescimento de Sinop. Precisamos pensar nosso município para os próximos anos. Com o trabalho conjunto e sério que a gente vem fazendo, cada vez mais vamos progredir, com objetivo de dar mais qualidade de vida à nossa população, que merece”, completou Dorner.