A Prefeitura de Sinop retoma, nesta quarta-feira (07), o evento que foi ícone dos anos 2.000: o Festival de Praia. Realizado na praia do Cortado, no rio Teles Pires, o evento integra as comemorações do 48º aniversário do município, com o Festeja Sinop, e é um dos mais aguardados por toda a população. Os portões serão abertos ao público a partir de 6 horas e fechados às 17 horas, tanto na quarta-feira, quanto no sábado e domingo (10 e 11, respectivamente).
A animação do Festival de Praia ficará por conta do grupo Sambô, que promete levantar o público e colocar todos para dançar, a partir das 14h30, com sucessos nacionais e internacionais repaginados. No decorrer do dia, cantores regionais sobem no palco. A entrada é gratuita.
Pensando na segurança e bem-estar coletivo, a Prefeitura definiu algumas normas de conduta para o Festival de Praia. Veja quais são:
- O encerramento das atividades e o fechamento dos portões está programado para 17 horas, tanto na quarta-feira, quanto no sábado e domingo (dias 7, 10 e 11, respectivamente).
- Não será permitida a permanência de pessoas e banhistas no local do evento após o encerramento das atividades e fechamento dos portões.
- Não será permitido acampar no bosque ou na praia do Cortado (local onde acontecerá o Festival de Praia).
- Não será permitida a entrada de churrasqueiras ou quaisquer objetos que produzam fogo ou fagulhas. O local é tido como área de preservação da natureza, o que, automaticamente, proíbe qualquer atividade que possa oferecer riscos de incêndio.
- Não será permitido som no local do evento. O local contará com som do palco principal durante todo o dia.
- Não será permitida a entrada de recipiente de vidro, como garrafas de cerveja ou refrigerantes, por exemplo. A população deverá optar por garrafas pet ou latas.
- Será permitida a entrada de alimentos já preparados (cozidos, assados ou fritos) e de bebidas, desde que não esteja, em recipientes de vidro.
- No local haverá pontos de comercialização de alimentos e bebidas, como food trucks.
- Para segurança de todos os participantes e banhistas, bem como cumprimento de normas estabelecidas por forças de segurança do município, serão realizadas revistas pessoais nos portões de acesso.
- Todos os banhistas deverão respeitar os limites demarcados para área de banho e demais orientações da organização e órgãos de segurança.
- As embarcações (barcos, lanchas, motonáuticas) deverão respeitar o limite da margem, a fim de zelar pela segurança e tranquilidade dos banhistas.
- Não será permitido acesso e permanência no local do intervalo dos dias em que não houver atividades do Festival de Praia.
- A fim de zelar pela segurança de todos, o retorno à cidade será através de comboios organizados e liderados pela Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.
- As forças de segurança (Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil), além de empresa de segurança privada e Conselho Tutelar, estarão presentes para zelar pela segurança de todos e deverão ser obedecidas.