A transferência dos 138 reeducandos da Cadeia Pública de Nova Mutum aconteceu na madrugada deste sábado (21), por volta das 03h40, e contou com um forte esquema de segurança.
Um comboio formado por quatro ônibus do sistema penitenciário, vans e viaturas com policiais penais chegaram no município de “surpresa” para realizar a transferência dos 138 reeducandos.
Os reeducandos serão transferidos para duas penitenciarias na capital, ainda não foi passado detalhes sobre a transferência dos detentos, os familiares deverão ser informados sobre a transferência.
Ainda não foi informado o motivo para a cadeia ser desativada.
Recentemente a Câmara Municipal aprovou em Regime de Urgência o Projeto de Lei 052/2022, autorizando a prefeitura de Nova Mutum adquirir área para a construção do novo Centro de Detenção Provisória.
O projeto atende um clamor antigo da população, que há anos cobra a transferência da cadeia pública, que hoje está localizada no centro da cidade, próximo a escolas, prédios residenciais e comércios.
A área onde será construída a nova cadeia pública terá 6 hectares, adquirida pelo município e posteriormente doada ao Estado, representado pela Secretaria de Segurança Pública-SESP/MT, para a construção da estrutura que será uma das mais modernas de Mato Grosso, um investimento de cerca de R$ 26 milhões. O local está situado à cerca de 14 km do centro de Nova Mutum, na MT 249.